segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A RECOMPENSA DO REINO

“Então disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus” (Mt 19. 23-24).

A palavra do Senhor sobre ser mais fácil para um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus indica a impossibilidade de entrar no reino por meio da nossa vida natural.

I – Para Deus a impossibilidade torna-se possibilidade

O versículo 25 diz: “Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados, e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?” Os discípulos, como a maioria dos cristãos contemporâneos, confundiam salvação com o reino dos céus. A palavra do Senhor ao jovem falava sobre entrar no reino dos céus, mas os discípulos pensaram que essa palavra referia-se à salvação. Eles tinham o conceito comum, natural, sobre ser salvo. Eles não entenderam a revelação do Senhor sobre entrar no reino dos céus.

No versículo 26, o Senhor lhes disse: “Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” Por nossa vida humana, é impossível entrar no reino dos céus, mas é possível pela vida divina, que é o próprio Cristo dentro de nós a fim de que possamos viver a vida do reino. Podemos cumprir as exigências do reino por meio de Cristo que nos fortalece e capacita-nos a fazer todas as coisas (Tudo posso naquele que me fortalece – Fp 4.13).

No versículo 27, Pedro disse ao Senhor: “Eis que nós tudo deixamos e te seguimos: que será, pois, de nós?” Pedro parecia estar dizendo: Não importa quão difícil seja entrar no reino. Uma vez que deixamos tudo e te seguimos, que será de nós? O pensamento de Pedro foi muito materializado. O Senhor, porém, lhe respondeu, como sempre, de modo claro e definido.

A – Receber Cem Vezes Mais Nesta Era

A recompensa do reino tem duas partes. A primeira parte é nesta era e a segunda, na era vindoura. A primeira parte da recompensa do reino é principalmente relacionada às coisas naturais e materiais. Se, para ganharmos o reino, e por amor ao Senhor, deixamos todas as coisas, o Senhor nos recompensará cem vezes mais. No versículo 29, o Senhor disse: “E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna”. Receber cem vezes mais casas, terras e familiares, é ser recompensado nesta era (Mc 10.30). Isso se refere ao desfrute dos irmãos e irmãs em Cristo com suas posses hoje. Posso testificar que deixei tudo para seguir o Senhor, incluindo meus parentes. Dificilmente tenho um amigo fora da esfera da igreja. Mas tenho centenas de irmãos, irmãs e mães. Na vida da igreja, todos nós temos muitas mães, irmãos e irmãs. De certo modo, os que estão na vida da igreja me amam mais que meus familiares. Isso é uma recompensa. Precisamos crer na promessa do Senhor de que, se deixamos todas as coisas para segui-Lo, receberemos uma recompensa, ainda nesta era.

B – Herdar a Vida Eterna na Era Vindoura

No versículo 29, o Senhor também fala sobre herdar a vida eterna. Herdar a vida eterna é ser recompensado na era vindoura: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna” (Lc 18.29-30). É o desfrutar da vida divina na manifestação do reino dos céus. Na manifestação visível do reino milenar, participaremos do gozo e das maravilhas da vida eterna com o Senhor Jesus. Este será maior do que o primeiro aspecto da recompensa do reino que recebermos nesta era.

C – Na Época da Restauração Seremos Co-Reis com Cristo

Em Mateus 19.28 o Senhor disse: “Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel”. A regeneração é a restauração de todas as coisas no planeta terra no período em que o Senhor irá reinar (At 3.21) após a sua segunda vinda. Segundo a Sua palavra verdadeira, no reino vindouro, os vencedores sentar-se-ão em tronos para reinar, juntamente com Cristo, sobre a terra (Ap 20.4). Os primeiros doze apóstolos, incluindo Pedro, julgarão as doze tribos de Israel, enquanto os demais vencedores regerão sobre as nações: “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro” (Ap 2.26).

Esperamos que essa revelação produza em nós um modo novo de entender a recompensa do reino dos céus, nesta era e, principalmente, na era vindoura. 

0 comentários:

Postar um comentário