segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FINALMENTE LIVRE


“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firme e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” (Gálatas 5.1).

A liberdade é a descoberta da verdade sobre você. A verdade traz consigo a liberdade. A verdadeira liberdade o tornará livre para se tornar tudo que você foi criado para ser. Ela dá liberdade para você trabalhar dentro das leis da vida. Sob o jugo da escravidão você está debaixo de outra lei. Um chicote é usado para garantir aquela lei. Mas quando você entra em liberdade, você tem que obedecer às leis internas. A pressão está em você, para que você mesmo mantenha essas leis. A liberdade é disciplina auto-imposta.

Se você fosse um escravo no século XIX, haveria uma lista de dez coisas que você teria que fazer diariamente. Quando você se levantasse pela manhã você saberia exatamente o que fazer. Você nem mesmo teria de pensar em seu dia, ou planejá-lo. Todas as suas manhãs seriam cronometradas minuto a minuto – seu opressor faria o planejamento.

Se algum dia você fosse libertado, sua vida iria mudar radicalmente. A primeira mudança é que você não teria mais aquelas dez regras. De repente você seria empurrado a um mundo com milhares de alternativas, e teria de escolher quais seriam as melhores para você. Você teria que viver sem ninguém para assisti-lo. Essa é a verdade para se viver livre.

Você tem que escolher suas próprias leis para viver livremente, e tem que viver com as conseqüências de suas escolhas. A liberdade se responsabiliza por sua vida. Ela projeta seu próprio destino e decide suas próprias conseqüências. Na liberdade não há ninguém para se responsabilizar por suas vitórias ou enganos, a não ser você mesmo.
Em sua primeira carta a Timóteo Paulo escreve:

“Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para os transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado” (I Tm 1.8-11).

Paulo nos diz que leis sempre serão necessárias para aqueles que agem irresponsavelmente. Quanto menos responsável você é, de mais leis você precisa. Quanto mais responsável você se torna, menos leis são requeridas, porque leis visam empurrá-lo para longe das suas exigências, para a produtividade da liberdade pessoal. As leis de Deus, em última instância, foram prescritas para conduzir os homens à liberdade. Você pensa que Deus ama leis como “Não furtarás”, “Não darás falso testemunho” e “Não cometerás adultério”? Eu acredito que Ele odeia essas leis.

Contudo, teve de estabelecê-las, uma vez que Adão infringiu e roubou o fruto proibido da árvore proibida. A sociedade é hoje tão corrupta que não pode lidar com a liberdade de ter uma lata de atum na prateleira. Alguém a roubará, se ela permanecer desprotegida. Deixe um celular em sua mesa na praia, e alguém virá tirá-lo de você. Por que? Porque as pessoas, como uma regra geral, não conseguem lidar com a liberdade. Sendo assim, Deus impõe a lei.

Pessoas jovens, em nossos dias, são irresponsáveis. Este é o motivo pelo qual precisam de leis, não de negociação, discussão ou compromisso. Elas não lidam bem com a liberdade. Infelizmente, a nossa sociedade autorizou a falta de leis para elas, dando-lhes direito de serem livres da penalidade da lei, e até mesmo da disciplina de seus pais.

Deus está consciente de que nós humanos precisamos de um sinal de “Não ultrapasse”, para nos manter fora da prisão. E os cristãos não são imunes. Se você pensa que cristãos renascidos e cheios do Espírito não quebram alguma vez os Dez mandamentos você realmente desconhece o que está acontecendo diariamente no mundo cristão.

Você ficaria surpreso ao ver quantos cristãos são capazes de roubar um grampeador ou levar para casa um pouco de papel de impressora, simplesmente porque “todo mundo faz isso”. A taxa de divórcio na igreja hoje é tão alta quanto no mundo. Alguns cristãos praticam coisas que são muito semelhantes às praticadas pelos que não professam a fé em Jesus Cristo. Esses cristãos não passam no teste do deserto.

Deus quer que todos os homens vivam livremente, acima da lei, limitados pelo mais elevado conjunto de princípios. A razão disso é que Jesus veio para todos os homens – a fim de salvar a todos. A verdadeira liberdade requer lei, porque liberdade sem lei é anarquia. A verdadeira liberdade opera com leis interiores, baseadas nos princípios de Deus. Em essência, então, autocontrole e autodisciplina são atributos da verdadeira liberdade, porque disciplina é lei auto-imposta. Isso é liberdade.

0 comentários:

Postar um comentário