segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO


Os vencedores desfrutarão a “melhor ressurreição”. O versículo 6 de Apocalipse capítulo 20 fala:

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre estes não tem poder a segunda morte”.  

A palavra grega traduzida como “primeira” é a mesma palavra traduzida como “melhor” em Lucas 15.22, ali, o pai falou quando o filho pródigo retornou: “trazei depressa a melhor roupa; vesti-o”. Consequentemente a primeira ressurreição no versículo 6 pode, na verdade, ser traduzida para “a melhor ressurreição”. Os vencedores desfrutarão essa ressurreição.

Essa será uma ressurreição comparável a um galardão, uma recompensa aos vencedores. Note que Apocalipse 20.6 diz:

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição”.

Aqui nota-se que essa é uma ressurreição especial, diferente que será desfrutada pelos vencedores, tais como o filho varão em 12.5 e os mártires tardios em 15.2, mas também os vivos arrebatados, tais como as primícias em 14.1-5.

A primeira ressurreição será a ressurreição do galardão. Lucas 14.14 diz:
“E serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberá na ressurreição dos justos”

Essa ressurreição é a ressurreição com um galardão.

Nem todos os santos mortos serão ressuscitados ao mesmo tempo. Pelo menos, as duas testemunhas no capítulo 11 serão ressuscitadas separadamente dos outros. Três dias e meio após sua morte, serão ressuscitadas (11.11). Além disso, o filho varão, que será arrebatado antes da quinta trombeta, será ressuscitado antes da maioria dos crentes, que serão ressuscitados na sétima trombeta.

Alguns interpretes da Bíblia costumam usar 1 Coríntios 15 e 1 Tessalonicenses 4 para afirmar que todos as crentes mortos serão ressuscitados quando o Senhor voltar. Esse é um ponto de vista pouco acurado. Alguns detalhes sobre o assunto merecem nossa atenção.

Por exemplo: o filho varão será ressuscitado antes da grande tribulação, mas a maioria dos santos mortos será ressuscitada próximo ao fim da grande tribulação. Outro fato merece estudo: A ressurreição dos vencedores tardios, os quais estarão em pé no “mar de vidro”, pode acontecer numa ocasião diferente. Certamente não serão ressuscitados com o filho varão, pois eles serão martirizados durante a grande tribulação.

É duvidoso afirmar que sejam ressuscitados juntamente com a maioria dos santos mortos. Haverá, portanto, três ou quatro diferentes ressurreições de crentes:
1)     A ressurreição do filho varão
2)   A ressurreição das duas testemunhas
3)   A ressurreição dos vencedores
4)   A ressurreição da maioria dos crentes mortos

Não devemos ficar contentes meramente em estar na ressurreição geral dos crentes; antes, devemos aspirar a estar na melhor ressurreição. Essa deve ser a mais elevada benção – herdar o reino manifestado na terra e até mesmo reis dentro dele.

Para sermos corretos e analisarmos o assunto ressurreição em todos os seus aspectos, precisamos admitir que não somente os crentes irão ressuscitar, a Bíblia diz que os incrédulos também serão ressuscitados. Vejamos o que diz João 5.29:

“Os que fizerem o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que praticaram o mal, para a ressurreição do juízo”

A ressurreição da vida é a dos santos salvos, antes do Milênio, e a ressurreição do juízo é a dos não salvos que irá acontecer após o Milênio. Os crentes mortos serão ressuscitados para desfrutar a vida eterna por ocasião da volta do Senhor Jesus. Assim, a ressurreição deles é chamada de “a ressurreição da vida”. Entretanto, todos os incrédulos mortos serão ressuscitados depois dos mil anos, para serem julgados no grande trono branco (Ap 20.11-15). Portanto, sua ressurreição é chamada de “a ressurreição do juízo”.

0 comentários:

Postar um comentário