quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A LIBERDADE REQUER MAIS RESPONSABILIDADE QUE A ESCRAVIDÃO


Deus sempre afirmou que Israel seria invencível. O povo de Israel sempre avançou confiado nessa certeza. Foi assim que os muros de Jericó vieram abaixo. Após essa vitória poderosa, o próximo objetivo militar era a pequena cidade de Ai. O que eles não sabiam é que dentro de seus arraiais havia um homem que desobedecera ao comando de Deus, conforme está registrado em Josué 6.18:

Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais”

Jericó foi uma vitória surpreendente. Israel mandou sair os espiões para determinar o número de tropas que levariam para destruir Ai. Quando foram para o ataque, eles fugiram diante dos homens de Ai. Diz a Bíblia que os homens de Ai feriram uns trinta e seis israelitas (Js 7.45).

Deus garantiu a Israel no deserto que ganhariam toda guerra na Terra Prometida. Prometeu que estaria com eles e que conquistariam a terra. No entanto, agora, por causa de um homem por nome de Acã, a nação inteira teria que pagar o preço. Um homem quebrou a lei. Contudo, a Bíblia diz:

...Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel (Js 7.1).

Josué ficou completamente confuso sobre aquela situação, e caiu sobre o seu rosto diante de Deus. “O que está errado?” – perguntou. Deus lhe respondeu que alguém havia quebrado a sua lei da proibição de Jericó. Deus ordenou que Josué convocasse todos os israelitas à sua presença:

Aquele que for achado com a coisa condenada será queimado, ele e tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do Senhor e fez loucura em Israel” (Js 7.14-15).

Acã foi descoberto e ficou totalmente queimado, mas antes disso, trinta homens morreram por causa da sua atitude irresponsável. Josué disse a Acã: 

“Por que nos conturbaste? O Senhor hoje te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-lo, queimou-os a fogo (Js 7.25).  

Um homem chamado Acã roubou e escondeu o que Deus instruíra Israel a não tocar. E em razão de sua ação individual a nação inteira foi responsabilizada. Em liberdade, tudo o que você faz afeta outras pessoas. Se você negligencia a respeito do seu ministério, em seu compromisso, em sua promessa aos outros ou em seu negócio, isso deixa de ser uma coisa pessoal. Você pode dizer: “Não vou aparecer esta noite”; “Não vou poder cumprir o combinado”. Em questão de liberdade, quando você não aparece ou falha, alguém se machuca.

A verdadeira liberdade não presume o direito de agir sem consideração aos efeitos que decisões pessoais possam ter sobre a liberdade dos outros. A verdadeira liberdade protege a liberdade dos outros e age responsavelmente em prol dos outros.

Você sabe de alguém que está administrando pecaminosamente a sua vida, vá pessoalmente a ele. Assuma a responsabilidade. Diga-lhe: “Ouça uma coisa, por favor: Tenho estado preocupado com você. Você tem vivido mal, tem cometido erros e injustiças, e eu quero que pare com isso, porque está prejudicando sua família, a comunidade, a igreja e as pessoas”. É hora de começar a ser responsável. É hora de ser responsável!

Você é responsável por se levantar e trabalhar em liberdade. É sua responsabilidade permanecer no trabalho, uma vez que você chega lá. Tem que fazer seu próprio orçamento e optar por não gastar dinheiro em guloseimas, quando há coisas mais importantes para pagar.

Você é uma pessoa em liberdade que consegue se alimentar com moderação. Você não deseja que Deus controle sua dieta? Sim. Eu detesto bufês, porque eles realmente testam minha responsabilidade. Quando ando diante daquela quantidade de comida, não há ninguém para me parar, e meu estômago grita: “Galinha com arroz, torta de morango!” É então que a realidade da liberdade de apetite realmente pode ser exercitada. A vontade é comer muito, mas seu cérebro diz: “Pare!”

Você não gostaria que Deus lhe dissesse o que comer, e o fizesse parar quando fosse suficiente? “Pronto, meu filho. Tu não comerás mais!” Isso não seria ótimo? Você teria um corpinho admirável. No entanto, Deus espera que você exerça a sua liberdade de escolha.

Autocontrole é um atributo da verdadeira liberdade com responsabilidade. Não se deixe abater pelos fracassos: “Maior é aquele que está em você do que aquele que está no mundo”. Você pode fazer todas as coisas por Cristo que o fortalece. Chegue lá fora e lute – tome aquela terra!”

0 comentários:

Postar um comentário