segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


O JOGO DA CULPA

Deus disse a Adão que fosse o dominador da Terra. Quando o mesmo falhou nessa responsabilidade, sua primeira reação foi culpar outra pessoa. Então, desde aquele dia, o homem tem sempre transferido a alguém a sua culpa. Todos nós somos afetados por essa herança maldita. Ninguém gosta de assumir a responsabilidade por suas ações, decisões, situações ou circunstâncias. Nós culpamos os outros por nossas situações difíceis.

Mais do que nunca, somos peritos em culpar o passado por nosso presente, em culpar nossos pais por nossos hábitos. Somos especialistas em culpar nossos pregadores por nossa ignorância. Aqueles que não conseguem aprender álgebra culpam o sistema educacional. Muitos, quando tiveram uma oportunidade de aprender, deixaram de freqüentar as aulas para ficar à toa.

Nós amamos culpar a doença (em vez de nosso juízo pobre e nossos hábitos alimentares) por nossos problemas de saúde. Nos alimentamos mal, errada e pobremente durante grande parte de nossa vida, ficamos com pressão alta ou diabetes e culpamos o Diabo por não nos sentirmos bem.

Culpamos nossos filhos por problemas sociais. Dizemos: “A juventude faz isso...” Mas de quem é essa juventude? Se como adultos irresponsáveis produzimos filhos irresponsáveis, como podemos culpá-los pelos problemas em sociedade? Eles são nossos filhos. Assim, se eles são frutos podres, nós somos as árvores podres das quais eles vieram.

Culpamos os cigarros e as companhias de tabaco por nosso câncer. Fiquei chocado ao ouvir uma história no noticiário, na qual uma mulher processou uma companhia de tabaco pelo fato de ela ter contraído câncer por fumar seu produto. Eu não posso entender isso!

Ela decidiu fumar. Ela absorveu todo aquele produto para dentro de seus pulmões e contraiu câncer – tudo sozinha. Ela escolheu tragar produtos cancerígenos quando era adolescente – ela mesma decidiu fazer isso! Nenhuma companhia veio à sua porta, amarrou-a e lhe enfiou um cigarro na boca.

Ela ainda chorou: “O produtor de tabaco fez o cigarro, e agora olhe para mim” É tudo culpa deles!”. Como pode alguém que tem poder de escolha – a capacidade para se recusar a fumar – remover a responsabilidade de si mesma e colocá-la na companhia que fabricou o produto? Pergunte a Adão! 

Que processo irresponsável! E há muitos outros jogos de culpa legais usados hoje, nos quais as ações do queixoso são responsáveis pelo próprio dano.
Eu nunca vi um cigarro caminhar até um sujeito e dizer: “Ei, amigo, me fume”. Esta é uma decisão que a própria pessoa toma. Plantas de tabaco não são o problema. É o espírito de irresponsabilidade que nos leva a transferir nossa experiência negativa para a planta. “Se tão somente pudéssemos nos livrar daquela planta imunda – murmuramos -, então poderíamos resolver o problema da nicotina.” Mas a planta não é responsável pelo problema. O coração humano é que é o problema.

Um viciado pode culpar o traficante, a loja ou a cantina que lhe vendeu o produto para saciar seu vício. No entanto, se esse indivíduo nunca tivesse começado, nunca teria se tornado um dependente.

A irresponsabilidade é a inimiga mais mortal da liberdade.

 Pessoas de todas as posições sociais e de todas as etnias caem nessa armadilha. Negros culpam brancos por seus problemas, da mesma maneira que brancos culpam negros. O pobre culpa o rico. Cidadãos culpam o governo. O que nos impede de sermos produtivos, se ele permite a livre escolha de seu povo?

Assim, em vez de esperar que o governo arrume um trabalho, por que nós não usamos o cérebro entre nossos ouvidos? Deus deu a cada um cinco bilhões de células no cérebro. Não importa se você vive na favela de um país de terceiro mundo. Ainda que as pessoas que detêm o poder tentem restringir-lhe a produtividade, uma coisa que jamais poderão fazer é roubar-lhe a capacidade de pensar; ou a imaginação produtiva.

Quando você submete a Deus sua mente e seu potencial administrativo, Ele lhe dá habilidades, idéias criativas e conceitos que surpreenderão seus pares. O trabalho do governo não é prover emprego. A bíblia diz que sua função é ter a postos a espada de proteção, para que o íntegro possa ser abençoado, protegido e produtivo (Veja Rm 13.3, 4; I Tm 2.1, 2). Deus espera que estejamos num ambiente onde possamos ser produtivos, sem termos que depender do governo para que nos proporcione o sustento.

O criminoso culpa a sociedade por seu comportamento. O homossexual culpa seus hormônios ou a vida por sua situação. Cidadãos culpam seus representantes pela corrupção da nação. No entanto, se os líderes são corruptos numa república democrática, as pessoas estão em falta, porque votaram neles para assumir o poder. Nós produzimos de acordo com nosso tipo.

Não culpe o líder pelo modo como você o segue; só desista de segui-lo.

0 comentários:

Postar um comentário