segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


PROFECIA PARA OS TEMPOS DO FIM

A melhor definição do ministério do profeta é: “O profeta é alguém que fala por Deus”. No entanto, é preciso saber que, antes de querer falar por Deus, o profeta precisa ser um homem de Deus e ser governado pela visão do propósito imutável de Deus.

Como homem de Deus ele é propriedade de Deus, e, por isso, não tem opinião própria ou ponto de vista pessoal quando ministra em nome de seu Possuidor; é alguém que não busca seu próprio benefício, mas sempre o do Senhor. Isto é manifestado de muitas maneiras práticas. Por exemplo, por amor ao seu Senhor, os profetas aceitam passar por tribulações, como as que Paulo experimentou, a fim de cumprir o ministério que lhes foi entregue.

Paulo foi fiel a Deus por toda a sua vida e Deus podia expressar-se completamente por meio dele. Isto era resultado de Paulo ser totalmente governado por sua visão (At 26.19). Ele recebeu de Deus a visão de Sua economia, a visão sobre a igreja como o Corpo vivo e orgânico de Cristo, e a registrou em suas cartas. Graças a isso, hoje também podemos ser governados por essa visão. Se desejarmos falar pelo Senhor, precisamos dessa visão como base.

A Bíblia revela-nos que o grande interesse de Deus é edificar a Sua igreja, e o principal instrumento que Ele usa para isso é o profetizar. Por outro lado, em cada época, Deus estabelece uma maneira, um caminho prático para alcançar esse objetivo. Podemos chamar esse caminho de “o mover de Deus”.

Encontramos uma excelente ilustração do mover de Deus em Ezequiel 1, na figura da roda. Aquela roda anda apenas para a frente, sempre avançando e nunca retrocedendo. Isso significa que se não acompanharmos o mover de Deus ficaremos para trás, pois Deus está constantemente prosseguindo. Se amamos ao Senhor, não podemos ficar passivos, indiferentes, como se não tivéssemos responsabilidade na edificação da igreja.

Precisamos, sim, dispor-nos totalmente, permitindo a Deus aperfeiçoar-nos e capacitar-nos a servi-Lo. Ainda estamos na era da graça e Deus continua esperando que nos arrependamos e decidamos prosseguir com Ele. Deus nos quer como participantes de seu propósito eterno. O que Deus nos tem falado a respeito dos profetas visa encorajar-nos a participar do Seu mover.

Não há neste universo privilégio maior do que cooperar com Deus na Sua obra única e definitiva: Sua igreja.

No livro de Apocalipse encontramos menção a cristãos vencedores, aqueles que serão guardados da hora da provação (a grande tribulação) que virá sobre o mundo todo (Ap 3.10). Sem dúvida, todos os cristãos querem ser vencedores, mas quantos têm buscado efetivamente ser um vencedor? O verdadeiro vencedor é aquele que dia-a-dia é vencido por Cristo, é subjugado por Ele; vencedor é quem permite ao Senhor transformá-lo passo a passo.

Para isso, precisamos negar a nós mesmos e tomar a cruz; precisamos também de um contato vivo e constante com a Palavra de Deus. Quantos, no entanto, têm realmente se enchido abundantemente da Palavra do Senhor? A Bíblia diz que a Palavra de Cristo tem de habitar ricamente em nós (Cl 3.16). Mas temos permitido isso?

Se almejamos ser úteis para Deus, devemos “mergulhar” na Palavra e estudá-la cuidadosamente, não para aumentar nosso conhecimento, mas para conhecer o Deus vivo que ela revela, para conhecer Seu coração, para conhecer Sua economia. Por meio da leitura da Bíblia e de bons livros espirituais, espontaneamente nosso coração será tomado de encargo pelo propósito de Deus.

Dessa maneira, o Senhor poderá nos encher de fervor por Sua obra.   

0 comentários:

Postar um comentário