segunda-feira, 4 de março de 2013


AUTORIDADE ESPIRITUAL

Estamos vivendo em meio a uma forte crise de autoridade. Os homens tomam posse de seus cargos, mas não conseguem conquistar os corações de seus subordinados. A sociedade, vez por outra, promove discussões sobre qual é a melhor forma de governo para um país. Democracia presidencialista, monarquista ou parlamentarismo.

Se prestarmos bastante atenção às páginas das Escrituras, veremos que o único regime de governo que funcionou, de fato, foi a Teocracia. As decisões, neste sistema de governo, são centralizadas em Deus e não no homem. Numa Teocracia, toda autoridade é delegada por Deus e não pelo povo. Homens permanecem em suas posições enquanto fazem o que o Senhor manda, da forma como o Senhor quer.

Baseada na premissa de que a voz do povo é a voz de Deus, a democracia praticada pelos governos, determina que os líderes assumam e permaneçam no poder enquanto o povo assim o desejar. Este tipo de governo faz de seus líderes representantes do povo, enquanto a Teocracia determina que os líderes são representantes de Deus. Enquanto Jesus não vier estabelecer pessoalmente seu reino, teremos que conviver com a democracia em nosso país, mas na Igreja o domínio de Deus deve ser estabelecido.

Um princípio bíblico que deve ficar bem claro é que toda autoridade foi instituída por Deus (Rm 13.1). Quando nós, como igreja, não aceitamos a autoridade instituída por Deus, estamos nos rebelando contra o próprio Senhor que a instituiu. Portanto, a menos que haja uma verdadeira aberração doutrinária ou de comportamento, devo permanecer submisso aos meus líderes. Isso deverá acontecer enquanto eles mesmos estiverem submissos à Palavra de Deus.

Dentro do corpo de Cristo a comunicação se dá de cima para baixo e não de baixo para cima. Deus mostra direção ao pastor e este à Igreja. Afinal, é o pastor que sabe onde estão os pastos verdejantes e não as ovelhas, pois se estas soubessem, não precisariam de pastores. É assim que a Igreja deve funcionar, quando cada um sabe exatamente qual é o seu lugar no corpo.

Uma comunidade cristã precisa mais do que estrutura e organização, ela carece de gente espiritual, capaz de falar em nome de Deus. Um organograma é fácil de ser feito, difícil é produzir homens e mulheres espirituais.

A Igreja se prepara para enfrentar dias em que a fé será exigida como nunca. Quando assumirmos nossa autoridade como profetas e sacerdotes, que estão aqui para expandir o Reino, então alcançaremos alturas ainda não experimentadas e seremos capazes de fazer exatamente o que Deus quer. Verdades, antes ocultas, começam a ser desenhadas diante de nossos olhos estarrecidos. O Espírito Santo está falando à Igreja.

Se hoje estamos ouvindo sua voz, não endureçamos nossos corações. Vamos simplesmente atender a seu chamado e caminhar rumo a este futuro que nos está proposto. Você também é parte disso. Se cada um de nós descobrir o seu papel nesta história dos últimos dias, então grandes coisas acontecerão em nosso meio. 

0 comentários:

Postar um comentário