segunda-feira, 25 de março de 2013


EVANGELHO

Evangelho quer dizer “boas novas, boas notícias”. O portador das boas notícias é Jesus de Nazaré. As boas notícias são que “o Reino de Deus chegou”. E as notícias ficam melhores ainda quando entendemos que Jardim do Éden, paraíso, céu e Reino de Deus são expressões sinônimas.

Céu e paraíso são expressões que descrevem uma condição existencial resultante de uma qualidade de relacionamento entre o ser humano e o Deus Criador. O céu é o ambiente em que a vontade de Deus é feita em perfeição, isto é, ambiente em que o Universo funciona absolutamente dentro dos padrões definidos pela natureza, a essência e o caráter do Deus Criador. É exatamente isso que é o Reino de Deus.

O evangelho de Jesus é a afirmação de que o Reino de Deus está disponível, desde já, para todos aqueles que abandonarem o reino do “eu” e abrirem mão de sua pretensão de ser, para si mesmos, o padrão de bem e de mal. Essa é a experiência que o Novo Testamento chama de arrependimento. Esse foi o chamado de Jesus: “Arrependei-vos e crede”. E porque devemos nos arrepender e crer? Simples, “porque o Reino de Deus está próximo”, isto é, o Reino de Deus está acessível, disponível. Basta crer e viver à luz dessa verdade para que, a seu redor, o caos comece a entrar em ordem, isto é, o Jardim comece a dar seus sinais.

O chamado ao arrependimento significa “mudem completamente seu jeito de viver e de fazer as coisas, creiam que os recursos de Deus estão disponíveis e que o mundo pode ser diferente”.

Essa perspectiva de céu e terra amaldiçoada dá um novo significado ao nosso conceito e nossa atitude em relação ao trabalho. O trabalho deixa de ser um castigo que acompanha a expulsão do paraíso. Na verdade, mesmo no paraíso, o ser humano tinha trabalho. Deus o colocou no paraíso para cuidar do jardim e cultivá-lo. É fato que, expulsos do paraíso e habitando uma terra amaldiçoada que produz espinhos e cardos, as coisas ficam mais difíceis. 

Mas também é fato que, quando abrimos mão da nossa pretensão de controle e dedicamos as coisas para que sobre elas venha o Reino de Deus, e a vontade de Deus seja feita fora do paraíso como é feita dentro do paraíso, o caos começa a entrar em ordem.

Construir é cooperar com Deus para colocar ordem no caos. Construir é plantar jardins no meio do caos. Esse caos pode ser seu mundo interior, seu ambiente familiar, suas relações de trabalho e a sociedade onde você vive. Não importa. O que importa é que você cumpra sua vocação de cooperar com Deus.

A partir dessa experiência, tudo o que você faz é inserido na dimensão do sagrado. Todo serviço passa a ser um ato de cooperação com Deus para a redenção do Universo. Não importa se esse serviço é falar palavras de encorajamento e de consolo para alguém em aflição, consertar um automóvel, fazer um parto, dar uma aula de matemática, fechar um balanço da empresa ou passar a manhã de sábado com os filhos no parque.

Todo trabalho realizado com devoção a Deus é também uma dádiva ao próximo e um sinal do Reino de Deus. O bispo sul-africano Desmond Tutu disse que “é por meio do trabalho que nos tornamos cooperadores de Deus”.

Talvez por isso Jesus nos advertiu que o julgamento final seria nos termos da solidariedade e da promoção da justiça: tive sede, e você me deu de beber; fome, e você me deu de comer; estive preso, e você me visitou; nu, e você me vestiu; desabrigado, e  você me deu terra para plantar, sem horizontes, e você me deu crédito; oprimido, e você foi meu advogado; era analfabeto, e você me alfabetizou; fiquei doente, e você me operou; estava na fila, e você me atendeu com dignidade; com dor de dente; e você me fez sentir alívio; desempregado, e você me deu oportunidade; triste, e você me fez rir; chorando sozinho, e você chorou comigo.

Estamos aqui para mostrar ao mundo que outro mundo é possível – que pretensão maravilhosa. Essa é a pretensão que move os cidadãos do Reino de Deus. Acreditamos que o caos pode entrar em ordem, que o deserto pode florescer e que este mundo, este lado de cá do céu, é digno de ser trabalhado. Somos vocacionados para plantar jardins.

Ó vinde, vós, os povos de todas as nações, erguei-vos e cantai com alegria.
Fazei soar nos ares a nova melodia que Jesus Cristo traz libertação.
É tempo de romper a vil escravidão que em vós exercem os homens ou idéias.
É tempo de dizer que só Deus pode ser o único Senhor da humanidade.
A verdade vos libertará, sereis em Cristo verdadeiramente livres.

Vinde todos, sim, vinde já, e celebrai com alegria a vossa libertação.
E vós os oprimidos, e vós os explorados, e vós os que viveis em agonia, e vós os cegos, coxos, vós cativos, sós, sabei que em breve vem um novo dia. Um dia de justiça, um dia de verdade, um dia em que haverá paz na terra, e que a vida vencerá a morte, e a escravidão, enfim, acabará.

0 comentários:

Postar um comentário