segunda-feira, 1 de abril de 2013


A QUEM ENVIAREI?

“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8).

Podemos notar claramente na Bíblia que Deus necessita do homem, de sua cooperação a fim de realizar seu plano eterno. Nos seis dias da criação, o homem é o centro da obra de Deus. Depois de criar o homem, Deus descansa; pois sem o homem não pode descansar.

Embora mais tarde o homem caia, o propósito de Deus para ele não é mudado. Deus ainda deseja tê-lo como cooperador. A salvação, edificação e a maturidade espiritual do homem nesta vida são para satisfazer a necessidade de Deus. Pode-se dizer que na obra de Deus não há ocasião quando o homem não participa. O homem é chamado para operar juntamente com Deus; Ele trabalha juntamente com o homem.

Ao examinarmos de Gênesis ao Apocalipse veremos que Deus está sempre procurando, sempre guiando e utilizando o homem como canal para sua obra. Antes de fazer a obra, primeiro consegue o homem certo. Se não puder obtê-lo, Ele não poderá fazer a obra.

É evidente, pela história de Noé e da arca, que durante os dias de Noé o Senhor queria salvar os homens. Mas se não encontrasse Noé, não tinha jeito de realizar o Seu propósito. Deus precisava encontrar um Noé – precisava encontrar uma pessoa que tivesse a sua mente e que com Ele andasse. 

Desejoso de ter uma arca, Deus deve encontrar alguém cujo coração se incline para Ele e que com Ele coopere de modo que possa usá-lo para construir a arca.

E depois de Deus ter encontrado em Noé o homem que estava de acordo com Ele, começou a trabalhar. Por isso dizemos que a menos que o Senhor encontre o homem, não pode trabalhar. Tal é o andar e o trabalhar do homem com Deus e de Deus com o homem.

A Bíblia está repleta de exemplos que fortalecem esse argumento. Com o advento do Novo Testamento, vemos que na vinda do Senhor a cooperação entre o homem e Deus encontra sua expressão mais pura. Quem é o Senhor Jesus? Ele é Deus feito carne. Porque homem algum no universo inteiro pode preencher o requisito de Deus para a realização de Sua obra máxima; a salvação, Deus mesmo vem para ser homem.

Embora o Senhor Jesus seja muito superior aos homens, durante seus dias na terra Ele sempre agiu como homem. Embora seja Deus, Filho de Deus, fez tudo na posição do homem. Quando, por exemplo, Jesus é tentado no deserto, Satanás declara-lhe repetidas vezes que se for o Filho de Deus ele pode fazer isso ou aquilo. Satanás tentou tirar Cristo de sua posição de homem e elevá-lo à posição de Deus. Mas a resposta de nosso Senhor Jesus é: 

“Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4).

 Com isso ele quer dizer: “Estou aqui para ser homem, estou sendo tentado hoje porque sou o Verbo que se tornou carne de homem; sou Jesus de Nazaré”.

O Senhor Jesus sempre se apresenta como “o Filho do homem”, indicando plenamente que enquanto na terra Ele sempre agirá como o “Filho do homem”. Isso mostra o fato de que Deus deve realizar sua obra por meio de um homem. Mas percebendo que o homem comum não poderia preencher Sua exigência, Deus enviou seu Filho amado a fim de cumprir Sua exigência e realizar Sua obra.

“A quem enviarei, e quem há de ir por nós”? pergunta Deus. O motivo pelo qual muita gente não está sendo atraída para o reino não é que Deus não deseja que se pregue pó evangelho, nem porque não tenha intenção de salvar os homens, mas porque não tem o homem ou homens que possa usar.

Muitos cristãos estão possuídos de vanglória; muitos cristãos estão envolvidos no divertimento; muitos estão ocupados demais com suas famílias; muitos são escravos do conforto. Estas pessoas preocupam-se somente com seus próprios interesses. Não têm desejo de pregar o evangelho ou fazer a obra de Deus. Muitas pessoas permanecem perdidas não porque Deus não tenha desejo de salvá-las, mas porque não cooperamos com Ele...

  O motivo pelo qual a obra de Deus é retardada é que Ele não possui o seu homem. Que possamos compreender, realmente, que o Senhor deve ter você e a mim antes de poder realizar o que deseja. 

0 comentários:

Postar um comentário