segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A SALVAÇÃO É OBRA DE DEUS

A Bíblia diz que Deus é eterno e o próprio Deus afirma que Ele é o princípio e o fim, o Alfa e o Ômega (Ap 22.13). Isso significa que o princípio e o fim de todas as coisas passam pela Sua soberania.

Sabemos que a salvação é obra de Deus. Foi Deus quem nos salvou. Assim, se a nossa salvação for incompleta, significa que Deus não pode concluí-la. Certamente nunca podemos imaginar que Deus possa parar na metade de Sua obra e deixá-la inacabada.
Filipenses 1.6 diz que foi Deus que começou a boa obra em nós. Uma vez que Deus a começou e Ele mesmo nos deu a salvação, Ele deve completar essa obra até o dia de Cristo Jesus. Os apóstolos criam nisso com forte convicção. O versículo 6 diz: “E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar”. Ou Deus não começa ou Ele terá de completar o que começou.

Se aprouve a Deus salvar-nos, não haverá o que possa impedir que Ele conclua Seu propósito. Por outro lado, se a obra de salvação tivesse de começar com Deus e continuada por nós, nenhum de nós estaria qualificado para ser salvo; Todo aquele que acha ser capaz de concluir a obra da salvação, não conhece Deus e não conhece a si mesmo. Se O conhecemos, perceberemos que não há maneira de acabarmos o que Ele começou.

Se realmente nos conhecermos, perceberemos que simplesmente não podemos dar-lhe continuidade. Toda a obra de salvação foi cumprida por Ele. Foi Ele quem nos deu a salvação. É Ele quem nos salvará totalmente. Nada podemos fazer para preservar nossa salvação a não ser confiar em Deus.

Assim, vemos duas coisas aqui: Primeira, porquanto a natureza da salvação é graça, é impossível que nós a percamos; segunda, desde que foi Deus quem começou a obra, quem nos conheceu de antemão e nos predestinou, quem nos chamou e nos justificou, quem nos salvou e quem nos introduzirá na glória, se perdermos nossa salvação poremos em dúvida os atributos de Deus.

Vamos agora considerar a salvação que Deus nos deu. Que Deus fez por nós e o que Ele nos deu? Todos nós sabemos que Deus nos deu Sua vida. Ele nos regenerou. A todos os que creram Nele e O receberam foi-lhes dado o poder de serem feitos filhos de Deus (Jo 1.12). Somos nascidos de Deus e temos o poder de sermos feitos Seus filhos (vs. 12-13). João 3 diz que nascemos de novo; foi o Espírito Santo quem nos regenerou (v. 6).

Após lermos a respeito desses três versículos, podemos perceber o que um cristão é. Nós, cristãos, somos filhos de Deus. Quando um pecador crê no Senhor Jesus ele é salvo e Deus lhe dá uma nova vida. Isso é regeneração. 

A Bíblia nos mostra em pelo menos três ou quatro versículos que ser regenerado é receber vida eterna. A Bíblia, nossa única regra de fé, repetidamente nos mostra que os que recebem vida eterna são os que crêem, e os que crêem têm vida eterna. Isso nos é mostrado repetidamente no Evangelho de João.

Nosso relacionamento com Ele começa com a regeneração e termina com a vida eterna. Deus não somente nos gerou, Ele também nos deu vida eterna. Graças a Deus , pois Ele nos regenerou e nos deu vida eterna, que é a vida de Seu Filho. Se alguém pensa que um cristão pode tornar a perecer caso se torne fraco, e que somente um bom filho de Deus terá a vida eterna, enquanto um mau filho perecerá, essa pessoa não conhece a salvação de Deus.

Ele pensa que Deus é um cobrador de dívidas, vindo cobrar a vida eterna e a redenção. Se não agirmos bem, Ele as tomará de volta. Essa não é salvação de Deus. O princípio tem de ser Dele. A continuação também tem de ser Dele. Foi Deus quem nos deu salvação, como podemos perdê-la? Foi Deus quem começou esse relacionamento e a vida que recebemos é eterna, a qual jamais deixa de existir, então podemos crer que nunca poderemos tornar a perecer.

Somente os que não sabem o que é regeneração e o que é vida eterna conseguem dizer que a salvação pode ser perdida. Damos graças ao Senhor porque a vida eterna é um fato que não pode ser anulado. É uma história que nunca poderá ser destruída. O relacionamento entre Deus e nós é tal que podemos certamente dizer que nenhum poder na terra pode separar-nos Dele.


O senhor Jesus nos disse que nós estamos em Suas mãos e que o Pai é maior do que tudo. Estamos nas mãos do nosso Pai. Essas mãos estão nos sustentando e preservando, como podemos nos perder?  

0 comentários:

Postar um comentário