DEUS PLANEJOU SALVAR-NOS
Deus
salvar-nos é um acidente ou um ato proposital? A salvação de Deus é um acidente
ou ela está de acordo com um plano determinado?
Os que não entendem a salvação
podem pensar que a mesma é acidental. Mas os que compreendem a Bíblia e
conhecem Deus percebem que a salvação foi planejada há muito tempo com um plano
definido.
Romanos 8.29 diz: “Porquanto
aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à
imagem de seu Filho”. O versículo 30, é uma palavra explicativa e diz: “E
aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também
justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”. A salvação sobre a qual estamos
escrevendo envolve todas as coisas mencionadas nos versículos 29 e 30.
A história da nossa salvação
começou com a justificação, no verso 30. Fomos salvos quando fomos justificados.
Sabemos apenas que cremos em Jesus e que fomos salvos e justificados.
Pensamos
que a justificação é o nosso primeiro encontro com Deus. Pensamos que a
primeira vez que tocamos Deus em nossa vida foi quando fomos justificados. Mas
a Bíblia diz que Deus nos tocou há muito tempo. Ele conheceu-nos há muito
tempo. Nossa justificação veio mais tarde. Deus conheceu-nos primeiro.
A Bíblia diz que antes de
sermos salvos e justificados, Deus já nos conhecia. Aqueles que Deus conheceu
há muito tempo, Ele marcou. Ser marcado significa ter em nosso nome uma marca
de identificação, indicando que Ele nos reivindica para Si. Para qual propósito
fomos marcados? Para que venhamos a ser como Seu único Filho, Jesus Cristo.
Ele não quer apenas um Filho,
Jesus Cristo; Ele resolveu marcar-nos para que fôssemos idênticos ao Seu Filho.
Assim, os que foram marcados de antemão, foram chamados. Os que foram chamados
são os conhecidos por Ele; são também os que foram marcados por Ele. Então, Ele
chamou os que de antemão conheceu e marcou. Após chamá-los, Ele os justificou.
Temos de saber que a história
de nosso relacionamento com Deus não começa na justificação e salvação. Antes,
ela começa na presciência de Deus. A presciência de Deus é o princípio de todas as coisas. Ser
predestinado é o segundo passo. Então, ser chamado é o terceiro passo. Somente
após o terceiro passo é que temos a justificação.
A conclusão é que, se um filho
de Deus perdesse a sua justificação e se tornasse um pecador perdido novamente,
seria o caso de questionarmos a onisciência de Deus. Uma vez que Deus nos
conheceu de antemão e nos predestinou, como podemos ainda perecer após sermos
salvos? Uma pessoa predestinada por Deus nunca poderá ser lançada no inferno
como se fosse um pedaço de madeira.
Para nós que mudamos muito
facilmente de opinião, seria uma decisão normal. Num minuto podemos estar no
céu e no minuto seguinte, no inferno. É possível que mudemos de opinião a cada
dia, nos 365 dias do ano. Mas como Deus é Deus, Sua presciência e predestinação
não podem ser abaladas.
O Deus que conhecemos e a quem adoramos não muda coisa
alguma que Ele tenha decidido. Deus não pode anular a justificação sem afetar
Sua presciência, predestinação e chamamento. Se perdêssemos nossa salvação, a
presciência, a predestinação e o chamamento de Deus seriam todos anulados.
Complementando, há outro item.
A Bíblia diz: “E aos que justificou, a esses também glorificou” (v. 30). A
não ser que Deus introduza na glória os que Ele justificou, Sua obra não estará
completa. Se não pudermos entrar na glória eterna, a obra de Deus ficaria incompleta.
Essa é a Palavra de Deus. O último elo da obra de salvação de Deus é a glória.
Até estarmos na glória Deus não estará satisfeito e não irá descansar.
Agora preste atenção ao
ensinamento desta doutrina: Deus diz que os que Ele justificou entrarão na
glória incondicionalmente. Ele não diz que aqueles cujas obras são aprovadas
podem entrar na glória. Nem diz que os que Ele justificou devem ser
considerados salvos pelo homem antes que possam entrar na glória. Não há tais
condições. Todas as coisas que são mencionadas aqui estão relacionadas com
Deus.
Foi Deus quem nos conheceu de antemão. Foi Deus quem nos predestinou.
Foi Deus quem nos destinou para sermos como Seu Filho e conformados à imagem do
Filho. Foi Deus quem nos chamou e nos justificou. É Deus também quem
introduzirá os justificados, na glória. E finalmente, é Deus quem os
introduzirá no novo céu e na nova terra para herdarem a glória eterna.
Não podemos ignorar um só item.
São eles obras de Deus. Se fossem nossas obras, poderíamos salvar alguns por
engano, porque não saberíamos quais deveriam ser salvos. Mas se são obras de
Deus, não pode haver erro.
Somente os que não conhecem Deus e Suas obras, podem
pensar que há possibilidade de alguém se perder. Mas se conhecemos a Deus e Suas
obras, perceberemos que ninguém pode ser subtraído ou acrescentado. A obra de
Deus não pode parar na metade do caminho.
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