segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DEUS PLANEJOU SALVAR-NOS

Deus salvar-nos é um acidente ou um ato proposital? A salvação de Deus é um acidente ou ela está de acordo com um plano determinado?

Os que não entendem a salvação podem pensar que a mesma é acidental. Mas os que compreendem a Bíblia e conhecem Deus percebem que a salvação foi planejada há muito tempo com um plano definido.

Romanos 8.29 diz: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho”. O versículo 30, é uma palavra explicativa e diz:E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”. A salvação sobre a qual estamos escrevendo envolve todas as coisas mencionadas nos versículos 29 e 30.

A história da nossa salvação começou com a justificação, no verso 30. Fomos salvos quando fomos justificados. Sabemos apenas que cremos em Jesus e que fomos salvos e justificados. 

Pensamos que a justificação é o nosso primeiro encontro com Deus. Pensamos que a primeira vez que tocamos Deus em nossa vida foi quando fomos justificados. Mas a Bíblia diz que Deus nos tocou há muito tempo. Ele conheceu-nos há muito tempo. Nossa justificação veio mais tarde. Deus conheceu-nos primeiro.

A Bíblia diz que antes de sermos salvos e justificados, Deus já nos conhecia. Aqueles que Deus conheceu há muito tempo, Ele marcou. Ser marcado significa ter em nosso nome uma marca de identificação, indicando que Ele nos reivindica para Si. Para qual propósito fomos marcados? Para que venhamos a ser como Seu único Filho, Jesus Cristo.

Ele não quer apenas um Filho, Jesus Cristo; Ele resolveu marcar-nos para que fôssemos idênticos ao Seu Filho. Assim, os que foram marcados de antemão, foram chamados. Os que foram chamados são os conhecidos por Ele; são também os que foram marcados por Ele. Então, Ele chamou os que de antemão conheceu e marcou. Após chamá-los, Ele os justificou.

Temos de saber que a história de nosso relacionamento com Deus não começa na justificação e salvação. Antes, ela começa na presciência de Deus. A presciência de Deus é o princípio de todas as coisas. Ser predestinado é o segundo passo. Então, ser chamado é o terceiro passo. Somente após o terceiro passo é que temos a justificação.

A conclusão é que, se um filho de Deus perdesse a sua justificação e se tornasse um pecador perdido novamente, seria o caso de questionarmos a onisciência de Deus. Uma vez que Deus nos conheceu de antemão e nos predestinou, como podemos ainda perecer após sermos salvos? Uma pessoa predestinada por Deus nunca poderá ser lançada no inferno como se fosse um pedaço de madeira.

Para nós que mudamos muito facilmente de opinião, seria uma decisão normal. Num minuto podemos estar no céu e no minuto seguinte, no inferno. É possível que mudemos de opinião a cada dia, nos 365 dias do ano. Mas como Deus é Deus, Sua presciência e predestinação não podem ser abaladas. 

O Deus que conhecemos e a quem adoramos não muda coisa alguma que Ele tenha decidido. Deus não pode anular a justificação sem afetar Sua presciência, predestinação e chamamento. Se perdêssemos nossa salvação, a presciência, a predestinação e o chamamento de Deus seriam todos anulados.      

Complementando, há outro item. A Bíblia diz: “E aos que justificou, a esses também glorificou” (v. 30). A não ser que Deus introduza na glória os que Ele justificou, Sua obra não estará completa. Se não pudermos entrar na glória eterna, a obra de Deus ficaria incompleta. Essa é a Palavra de Deus. O último elo da obra de salvação de Deus é a glória. Até estarmos na glória Deus não estará satisfeito e não irá descansar.

Agora preste atenção ao ensinamento desta doutrina: Deus diz que os que Ele justificou entrarão na glória incondicionalmente. Ele não diz que aqueles cujas obras são aprovadas podem entrar na glória. Nem diz que os que Ele justificou devem ser considerados salvos pelo homem antes que possam entrar na glória. Não há tais condições. Todas as coisas que são mencionadas aqui estão relacionadas com Deus.

Foi Deus quem nos conheceu de antemão. Foi Deus quem nos predestinou. Foi Deus quem nos destinou para sermos como Seu Filho e conformados à imagem do Filho. Foi Deus quem nos chamou e nos justificou. É Deus também quem introduzirá os justificados, na glória. E finalmente, é Deus quem os introduzirá no novo céu e na nova terra para herdarem a glória eterna.   


Não podemos ignorar um só item. São eles obras de Deus. Se fossem nossas obras, poderíamos salvar alguns por engano, porque não saberíamos quais deveriam ser salvos. Mas se são obras de Deus, não pode haver erro.

 Somente os que não conhecem Deus e Suas obras, podem pensar que há possibilidade de alguém se perder. Mas se conhecemos a Deus e Suas obras, perceberemos que ninguém pode ser subtraído ou acrescentado. A obra de Deus não pode parar na metade do caminho.  

0 comentários:

Postar um comentário