sábado, 22 de agosto de 2009

A Bem-aventurança de Compreender o Evangelho do Reino

“Bem-aventurados os vossos olhos porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem” (Mt 13:16).

“Escutai vós, pois, a parábola do semeador” (Mt 13:18).

Jesus dedicou muito tempo, de seu curto ministério, ensinando sobre o reino dos céus. Ele tinha o sentido de urgência quanto ao tamanho da tarefa e dificuldade em atingir o objetivo em médio prazo, ou seja, pouco mais de três anos. Ensinou de forma simples, usando ilustrações e exemplos do cotidiano da população de seu tempo, e foi tão competente que até hoje é possível aprender com ele.

Hoje vamos abordar o conteúdo do texto que diz: “Certo semeador saiu a semear. E, quando semeava, parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram” (Mt 13:3). O significado foi esclarecido pelo mestre aos discípulos após um questionamento no qual eles queriam saber por que Jesus ensinava por parábolas. A resposta dada por ele revela que o entendimento do reino não está ao alcance de qualquer pessoa devido à dureza de coração e por não haver interesse, por parte de alguns, em compreender e converter-se para a cura.

Jesus deixou claro que os mistérios do reino dos céus somente podem ser conhecidos por quem tem o desejo intenso de mudar totalmente seu estilo de vida, pois esse é o significado da palavra converter-se. A mensagem do reino sempre foi apresentada com o pré-requisito do arrependimento como uma condição sem a qual não se pode entender e aceitar o verdadeiro sentido da mensagem.

Jesus Cristo, conhecendo a humanidade, sabia que “o vinho novo” do evangelho do reino nunca poderia ser colocado em odres velhos. Conceitos arraigados e estilo de vida cristalizado representam um impedimento. Se você não deseja mudanças, não deseje o reino dos céus. Não há meio termo, é sim ou não!

Na explicação de Jesus, a semente que caiu à beira do caminho significa que: Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, vem o maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração (Mt 13: 19). Há uma condição interessante aqui. Para entender deve haver coração quebrantado, desejo de mudança, busca da verdade. A terra deve ser fértil e não endurecida.

Em suma Jesus declarou que, os que ouvem de mau grado com seus ouvidos, não terão entendimento e então “o maligno” arrebatará a semente (Mt 13:15). Satanás está preocupado em impedir que você consiga captar a verdade gloriosa da mensagem que Jesus anunciou. Por que? Está claro que o diabo sabe que, sempre que alguém entende e aceita o reino, ele tem uma perda em seu propósito maligno de continuar dominando a humanidade e mantendo-a na ignorância. O reino das trevas governa por meio da ignorância. Sempre que o maligno puder, ele estará focado em arrebatar a semente do coração do homem.

No momento em que estamos tratando desse tema, tão profundo e urgente, com certeza ele estará rondando e procurando impedir que essa revelação fique clara para você. É o que sabemos através do ensino de Jesus. Não devemos temer e sim entender claramente para que a vitória seja do reino dos céus. Busquemos diligentemente, com a ajuda do Espírito Santo, compreender e aceitar o reino dos céus. Esse é o propósito de Deus para a nossa vida.

Considere isso!

1 comentários:

Anônimo disse...

Olha é muito sério a questão do reino. E depende de uma questão: o coração do homem.
Por isso devemos pedir ao Senhor que o nosso coração seja quebrantado e contrito, senão não
conseguiremos viver o reino dos céus. Como o Senhor Jesus disse: Eis que estou a porta e bato se abrires entrarei e cearei contigo. Que haja neste tempo essa disponibilidade do homem
porque essa é a vontade do Pai

Postar um comentário