quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os Evangelhos sob a ótica do Reino dos Céus

Ao ensinar sobre o Reino do Céus Jesus costumava utilizar-se de parábolas que eram comparações, com base na vida cotidiana do povo, cujo simbolismo visava esclarecer a respeito das verdades e princípios espirituais.

São inúmeras as parábolas e os seus discípulos, em particular, eram ensinados e compreendiam o significado de cada uma delas. Na verdade Jesus era Rabi (mestre) de uma escola no estilo peripatético onde o mestre ensinava andando por toda parte com seus alunos.

Não se tratava de uma manifestação religiosa. Jesus não viera para instituir mais uma religião. Sua primeira fala pública foi: “Arrependei-vos por que é chegado a vós o Reino dos Céus”. Essa foi a proclamação de um sistema de vida, de uma nação soberana, de um governo celestial.

O arrependimento a que Ele se refere tem a ver com uma mudança de atitude, uma nova forma de pensar e agir. Ninguém pode acatar um novo sistema de pensamento sem que esteja disposto a renunciar ao antigo. Jesus sabia disso. Por essa causa é que Jesus dizia aos que desejavam segui-lo: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e me siga”. Sem renunciar ao antigo não se pode viver o novo.

Ele disse também aos postulantes: “Não se coloca vinho novo em odres velhos”, “Não se coloca remendo de pano novo em pano velho”. O paradigma era arrependimento!

Uma parábola interessante é a do Trigo e do Joio, onde ele relata que o Reino dos Céus pode ser comparado ao homem que semeia boa semente em seu campo. Mas enquanto os seus empregados dormiam, veio o seu inimigo, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. A narrativa está detalhada no Evangelho de Mateus 13: 24-30.(clique aqui para ler)

Naturalmente os discípulos não entenderam nada a respeito do significado. Conta o evangelista que após despedir a multidão Jesus foi para casa e lá seus seguidores assentaram-se aos seus pés e disseram: “Explica-nos a parábola do joio do campo”. Então ele explicou que o que semeia a boa semente é o Filho do homem. Precisamos entender isso antes de continuar. Por que “Filho do homem”? Naturalmente que nós preferimos chamá-lo de Filho de Deus, mas algo muito importante está oculto nessa designação. Não se trata de um mero jogo de palavras.

Considerando-se o propósito divino de criar o homem para exercer domínio sobre o planeta terra, seria uma ilegalidade, uma intromissão, um ser celestial, um espírito, interferir e agir nesta terra. A Bíblia diz: “Os mais altos céus são do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens” (Salmo 115: 16). Somente um filho do homem estaria autorizado legalmente a agir na terra. Jesus rejeitou ser chamado de filho de Deus, pois isso era uma tentativa do seu inimigo de desautorizá-lo. Note que Jesus sempre se apresentava como “O Filho do Homem” por essa razão.

A terra estava totalmente dominada pelo império das trevas. Na verdade isso se deu com a queda do primeiro homem, Adão, o qual cometeu um ato de traição ao governo do céu do qual era um representante oficial. Ao se tornar independente de Deus Adão perdeu o domínio e o governo da terra e foi assim que ‘o inimigo’ se apossou de tudo. Isso se vê com clareza na tentação do deserto em que Satanás, após mostrar-lhe os reinos do mundo, diz a Jesus: “Tudo isto de darei se, prostrado, me adorares” (Mateus 3: 8-9). (clique aqui para ler)

O Reino dos Céus teria que ser novamente semeado na terra e foi isso que Deus fez ao enviar “O Verbo” em um corpo humano, um filho do homem, para iniciar uma semeadura, de qualidade superior, vinda do céu. O filho do homem é o semeador!

Pense a respeito!

3 comentários:

Portugal -Santarém disse...

Que Espírito Santo continue lhe dando sabedoria, para nos esclarecer a respeito do Reino.
Pois, como cidadãos do Reino, não podemos viver leigos e indiferentes a este assunto.
Parabéns pela iniciativa e mãos a obra,porque temos "SEDE", muita sede.

Anônimo disse...

Vamos semear o reino dos céus, por toda terra,
para que o mundo não fique mais no malígno,
e sim no de Deus.

cuiabá m.t. disse.... disse...

parabéns pela essa iniciativa,q o SENHOR JESUS e o ESPIRITO SANTO lhe dê mais e mais sabedoria para nós ensinar, porq temos sede da palavra....
E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo.
João2.20...

Postar um comentário