sexta-feira, 5 de março de 2010

O ESPÍRITO DE SABEDORIA E REVELAÇÃO

“O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento d’Ele” (Ef. 1:17).

O Apóstolo Paulo orou pelos crentes regenerados em Éfeso, desejando que eles recebessem o espírito de sabedoria e revelação a fim de que pudessem conhecer a Deus intuitivamente. Não sabemos se esta habilidade é uma função oculta do espírito do crente, ativada através da oração, ou se é algo acrescentado pelo Espírito Santo ao espírito do crente como resultado da oração. Todavia uma coisa é certa: este espírito de sabedoria e revelação é essencial à comunhão de alguém com Deus.

Embora nossa intuição seja capaz de ter comunhão com Deus, ela requer sabedoria e revelação. Precisamos dela para saber o que é de Deus e o que é de nós mesmos. Precisamos ter sabedoria para discernir as imitações do inimigo e também seus ataques. Precisamos dela também para saber como nos conduzir entre os homens.

Em mais de mil situações precisaremos da sabedoria de Deus, pois somos tolos e propensos a cometer erros. Para nós é muito difícil executar a vontade de Deus em todas as questões, mas Ele nos concederá o equipamento necessário. Ele repartirá o espírito de sabedoria conosco para que possamos ter sabedoria em nosso espírito. Deus o concede à nossa intuição, porque Ele nos conduzirá por meio da intuição no caminho da sabedoria.

Sabedoria e revelação estão intimamente ligadas, porque todas as revelações são oriundas da sabedoria. Existe a sabedoria da alma e a sabedoria espiritual. A primeira vem da mente do homem, enquanto que a segunda é suprida ao espírito por Deus.

A educação pode remediar qualquer falta de entendimento e sabedoria num homem natural, mas ela não pode alterar sua condição de homem natural e, portanto, carnal. A inteligência natural do homem não o ajuda a conhecer Deus e a verdade de Deus. Sem dúvida é mais fácil argumentar com o mais sábio, por ser mais rápido no entendimento, mas ele está totalmente limitado à esfera da mente e completamente oposto ao conhecimento intuitivo.

Não pense que depois da regeneração o sábio tem vantagem sobre o ignorante, em se tratando de progresso espiritual. A menos que o homem seja fiel e submisso, o melhor de sua compreensão mental não acrescenta nada ao seu conhecimento intuitivo. A velha criação do homem nunca serve como fonte da nova criação. O progresso espiritual é medido pela obediência fiel.

Na experiência espiritual, todos partem do mesmo ponto, passam pelos mesmos processos e obtêm os mesmos resultados. Todos os crentes regenerados, incluindo os naturalmente sábios, devem consequentemente buscar o entendimento espiritual, sem o qual ninguém pode manter uma comunhão normal com Deus. Nada pode tirar o lugar do entendimento espiritual.

“Que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Col. 1:9-10).

Foi isso que Paulo pediu para os santos em Colossos. Nesta oração vemos que aquele conhecimento verdadeiro da vontade de Deus é precedido pelo entendimento espiritual e seguido de: 1) levar uma vida digna do Senhor, plenamente agradável a Ele; 2) dando fruto em toda boa obra; e, 3) crescendo no conhecimento de Deus.

Não importa quão boa seja a capacitação natural do homem; por esse meio ele não pode conhecer Sua vontade e ter comunhão com Ele. Somente o entendimento espiritual pode penetrar a esfera espiritual. O entendimento espiritual vem do espírito. Podemos perceber agora por que todo o verdadeiro conhecimento emerge do espírito?

O espírito de revelação anda lado a lado com o entendimento espiritual. A sabedoria e revelação que obtemos no espírito precisam ser entendidas espiritualmente. A comunhão com Deus inclui a recepção de Sua revelação no espírito, isto é, na intuição do espírito, e em seguida a percepção do significado desta revelação pelo entendimento espiritual.

O relacionamento do nosso espírito com Deus é o fundamento para agradá-lo e dar fruto e devemos entender que Ele é satisfeito com nada menos que Sua própria vontade. Nada mais pode satisfazer Seu coração. Devemos lembrar, portanto que o caminho para conhecermos a mente de Deus está não tanto na pesquisa e no julgamento, mas no entendimento espiritual.

Nada a não ser o espírito do homem pode conhecer a vontade de Deus!

0 comentários:

Postar um comentário