segunda-feira, 15 de março de 2010

O HOMEM É UM SER MARAVILHOSO

No livro de Gênesis, primeiro livro da Bíblia, podemos ler o registro da criação de todas as coisas: dos céus, da terra, e de tudo que neles há. Ali vemos que Deus criou a vida vegetal e animal, com milhões de variedades, cada uma segundo sua própria espécie.

Entretanto, quando chegamos à criação do homem, vemos o seguinte registro: “Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn. 1:26). Essa passagem da Bíblia é muito conhecida, todavia, poucas pessoas percebem que a criação do homem foi diferente e peculiar, quando comparada à criação dos demais itens do universo.

Deus criou o homem à sua própria imagem. Esse simples fato é suficiente para nos levar a agradecer a Deus. É maravilhoso saber que, entre toda a criação, somos tão especiais para Ele. A vida do homem é a vida criada mais elevada, muito mais elevada em qualidade que a vida vegetal ou animal.

Os animais foram criados segundo suas espécies; o homem, entretanto, foi criado segundo a imagem de Deus. Para melhor entendimento, podemos tomar uma luva como exemplo. Uma luva é feita conforme a semelhança da mão, pois seu propósito é conter a mão. Igualmente, o homem foi criado à imagem de Deus com o propósito de conter Deus.

Se quisermos, podemos encher a luva com água, terra, papel, drogas, etc., mas ela continuará inerte, sem capacidade de produzir coisa alguma, pois não foi criada para conter essas coisas. A luva foi criada para conter a mão viva e operante do homem, e o homem foi criado para conter o Deus vivo. O homem foi criado com a capacidade de receber e conter a vida de Deus.

A Bíblia também diz que o homem é um vaso, um recipiente. O apóstolo Paulo diz que Deus quis dar “a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia (...) os quais somos nós” (Rm. 9:23-24). Nós somos vasos de Deus e Ele quer ser nosso conteúdo. Note bem, não se trata de conter conhecimento ou conceitos a respeito de Deus, mas de conter o próprio Deus.

Não é maravilhoso saber que você tem capacidade de conter Deus? Você pode dizer: “Muito bem, mas onde eu posso receber e conter Deus? Em minha mente? Em meus pensamentos? Mais uma vez a Bíblia vem nos esclarecer. Ela nos revela as partes do homem e onde podemos receber e conter Deus.

Vejamos mais um trecho da Bíblia: “E vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros” (I Ts. 5:23). Já vimos que o homem é um vaso de Deus. Agora vemos que a Bíblia divide esse vaso em três partes: espírito, alma e corpo. Quanto ao corpo, todos temos consciência dele. Ele é físico, concreto e temporal. O corpo serve para contatarmos as coisas na esfera material.

Desde o começo de sua história, o homem tem procurado libertar-se dos limites de seu corpo. Embora tenha conseguido prolongar um pouco sua vida biológica, todo homem chega ao ponto em que tem de admitir que o fim de seu corpo é a morte. Por isso cremos que o propósito de Deus para o homem não está dirigido ao seu corpo físico.

A alma é a parte psicológica (do grego psique: alma) do ser humano. É a parte do homem que serve para contatar as coisas do mundo psíquico. A alma é composta da mente, um órgão que pensa, conhece, considera, recorda; da emoção, a faculdade de sentir interiormente, de amar, desejar, odiar, estar triste ou alegre; e da vontade, a faculdade de tomar decisões.

Há ainda uma faculdade oculta bem no interior do homem que tem permanecido como um mistério através dos séculos: O espírito humano. A função do espírito é contatar o mundo espiritual. Somente o espírito do homem pode fazê-lo. A Bíblia diz que Deus “estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele” (Zc. 12:1). Essa passagem revela o valor que o nosso espírito tem para Deus.

É com nosso espírito que podemos contatar, receber e conter Deus. A Bíblia diz: “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo. 4:24). Isso prova que o espírito humano é o lugar adequado para contê-lo e desfrutá-lo.

Deus quer entrar no espírito do homem para tornar-se seu conteúdo e sua satisfação. O homem foi criado não apenas para conter alimentos em seu ventre e conhecimentos em seu intelecto, mas primordialmente para conter Deus em seu espírito e participar de sua vida e natureza.

“Não sabeis vós que sois o templo e que o Espírito Santo habita em vós?” (I Co. 3:16).  

0 comentários:

Postar um comentário