terça-feira, 23 de março de 2010

O QUE MAIS MOTIVA O CORAÇÃO DE DEUS

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm. 8:29).

Deus deseja ter muitos filhos e deseja que todos esses filhos sejam iguais àquele que é Seu Filho. Assim, Seu Filho não será mais o unigênito, mas o primogênito entre muitos irmãos. Deus deseja formar tal grupo de pessoas. O plano de Deus é ganhar o homem. Quando o homem for ganho por Deus, o plano de Deus será cumprido.

É pelo homem que esse plano é cumprido e é pelo homem que Sua necessidade é saciada. Que, então, o homem tem de fazer para colaborar com o plano de Deus? O homem precisa estar preparado para reinar! Quando Deus criou o homem, Ele não o predestinou para a queda. No plano de Deus para criar o homem, foi ordenado ao homem que dominasse. Isso é revelado a nós em Gn. 1:26. Aqui Deus desvenda-nos Seu desejo e nos conta o segredo do Seu plano: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre os répteis que rastejam pela terra”. Este é o propósito de Deus ao criar o homem.

Toda a terra é o domínio do governo humano. A área onde Deus desejou que o homem dominasse é a terra. O homem está especialmente relacionado a terra e nada poderá ser mais importante para nós do que a terra, nem mesmo o céu.

A intenção original de Deus era dar a terra ao homem como lugar de habitação. Não era Sua intenção que a terra se tornasse desolada (Is. 45:18). O problema era que Satanás estava aqui na terra e pretendia fazer um trabalho de destruição sobre ela. Portanto, Deus queria que o homem recuperasse a terra das mãos de Satanás.

Alguém pode perguntar: “Por que o próprio Deus não lança Satanás no abismo profundo ou no lago de fogo?” Nossa resposta é: Deus pode fazê-lo, mas Ele não quer fazer isso por Si mesmo. Não sabemos por que Ele não quer fazê-lo, mas sabemos como Ele o fará. Deus quer usar o homem para tratar com Seu inimigo, e Ele criou o homem para esse propósito. Deus quer que a criatura trate com a criatura. O homem que Ele criou está sendo usado por Ele para isso.

Note que em Gn. 1:26, após afirmar que o homem dominasse sobre toda a terra, Deus concluiu a sentença dizendo: “e sobre os répteis que rastejam sobre a terra”. Aqui vemos que os répteis ocupam uma posição que demonstra sua importância, pois Deus falou sobre eles após ter mencionado “toda a terra”. A implicação aqui é que para que o homem tenha domínio sobre toda a terra, os répteis não devem ser esquecidos, pois o inimigo de Deus está simbolizado nos répteis. A serpente em Gênesis está representando Satanás e por isso o homem deverá tratar com o inimigo e finalmente dominá-lo.

A Bíblia diz: “O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás,...” (Ap. 12:9).

O trabalho que Deus planejou para o homem é que ele exerça autoridade e tenha domínio sobre todas as coisas criadas por Ele. Deus precisa de uma autoridade em Sua criação e Ele escolheu o homem para ser essa autoridade. Deus precisa de homens em quem Ele possa confiar e que não falharão para com Ele. Este é o trabalho de Deus, e isso é o que Deus deseja obter.

Se todo o nosso trabalho for somente a pregação do evangelho e a salvação de almas, não levamos Satanás a sofrer perda fatal. Se o homem não recobrar a terra das mãos de Satanás, ele ainda não alcançou o propósito de Deus ao criá-lo. Salvar almas é para benefício do homem, mas tratar com Satanás é para benefício de Deus. Salvar almas é resolver a necessidade humana, mas tratar com Satanás satisfaz a necessidade de Deus.

Se seremos homens que Deus usará para vencer todo o trabalho e autoridade de Satanás, então devemos ser também aqueles que obedecem a Deus completa e absolutamente.

Que Deus abra os nossos olhos para vermos que Seu propósito exige que sejamos total e absolutamente para Ele. Uma pessoa de ânimo dobre nunca poderá tratar com Satanás. Que Deus fale esta palavra ao nosso coração!

0 comentários:

Postar um comentário