sexta-feira, 9 de abril de 2010

OS PERIGOS DA VIDA ESPIRITUAL

Nada é mais importante para a vida cristã do que andar diariamente segundo o espírito. É isso que mantém um cristão em constante estado de alerta espiritual, o livra do poder da carne, o ajuda a obedecer à vontade de Deus sempre e o protege do ataque de Satanás.

Agora que entendemos as diversas funções do nosso espírito, devemos imediatamente andar por ele. Esta é uma ocupação que não admite descanso. Isso significa tomar a cada dia a sua cruz e seguir o Senhor Jesus Cristo. Na realidade, tomar a cada dia a sua cruz significa nada mais do que andar pelo espírito, visto que para se andar deste modo é necessário entregar nossas idéias, desejos e pensamentos à morte. Seguir exclusivamente a intuição e revelação do espírito exige que tomemos nossa cruz diariamente.

Vimos que o nosso espírito é o ponto fundamental de uma vida espiritual. Diante da importância do nosso espírito, o qual é o lugar de comunhão entre o Espírito Santo e os crentes, precisamos estar alertas para o fato de que o nosso inimigo, Satanás, tentará persistentemente impedir os cristãos de conhecer as funções do espírito.

O inimigo tem como alvo confinar a nossa vida dentro da esfera da alma e com isso apagar a influência do espírito em nossas atitudes e decisões. Ele dará muitas sensações físicas estranhas aos crentes e encherá suas mentes com vários pensamentos. Seu objetivo é confundir a nossa consciência espiritual. Enquanto estiverem no estado de confusão, os filhos de Deus não terão condição de distinguir aquilo que é do espírito e o que procede da alma.

Satanás sabe muito bem que a vitória dos crentes depende do conhecimento que eles têm de como entender o sentido espiritual por meio da intuição, por isso é que ele reúne sua força total para atacar o espírito do crente. Os espirituais devem possuir discernimento espiritual, a fim de que todos os seus movimentos possam ser governados pelo raciocínio espiritual.

Não devemos agir impulsivamente segundo a emoção passageira ou pensamento repentino. Não devemos nunca estar com pressa. Cada ação deve ser examinada com percepção espiritual, a fim de que somente aquilo que for aprovado pelo conhecimento intuitivo do espírito seja permitido. Nada que seja impulsionado pelo sentimento agitado ou pensamento repentino deve ser feito. Sempre devemos dar tempo para que o Espírito Santo possa esclarecer o nosso espírito e nos guiar em toda a verdade e vontade de Deus.

Tudo deve ser examinado cuidadosa e tranquilamente antes de ser executado. Examinar e por à prova nosso caminhar é um elemento muito importante com respeito a seguir o espírito: “Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda espécie de mal” (I Ts. 5:21-22).
            
            O Espírito Santo concede propositalmente o poder de discernir todas as coisas para que os crentes o usem para examinar qualquer coisa que penetre em suas vidas. Dessa forma é que nós podemos evitar os enganos de Satanás e dos homens carnais. De outra forma seria muito difícil viver e andar pelo espírito.

0 comentários:

Postar um comentário