quinta-feira, 22 de abril de 2010

O CARÁTER EXEMPLAR DE JESUS

Entre os quatro Evangelhos, o de Marcos nos mostra de maneira especial como o Senhor Jesus servia a Deus. Podemos perceber nesse Evangelho o caráter do Servo de Deus.

Na busca de um amigo, você geralmente procura alguém que tenha disposição agradável, e não necessariamente um caráter adequado. Por exemplo, uma pessoa não precisa ser alguém que levante cedo para qualificar-se como seu amigo. Ela pode ser alguém que habitualmente vá para a cama e se levante na hora certa, mas se a disposição dela não for agradável, você não vai querer fazer amizade com ela. Portanto, ao fazer amizade, você primeiramente presta atenção à disposição da pessoa.

Entretanto, quando você contrata alguém para fazer o serviço da casa, você se preocupa apenas com a sua personalidade? Certamente não. Ele pode ser muito gentil, paciente, amoroso e moderado, mas se for muito preguiçoso, desleixado, lento e esquecido, você o contrataria?  

Quando queremos empregar alguém, devemos considerar não apenas sua disposição, mas também seu caráter. Por isso queremos avaliar o caráter de Jesus revelado no Evangelho de Marcos. Por exemplo, Marcos indica, em pelo menos duas ocasiões que o Senhor Jesus não tinha tempo nem mesmo para comer (Mc. 3:20 e 6:31). Este fato não foi registrado nos outros Evangelhos, somente em Marcos.

No Evangelho de Marcos, há estas palavras: “Tendo-se levantado muito cedo, estando ainda escuro, saiu e foi para um lugar deserto, e ali orava” (Mc. 1:35). O Senhor estava tão ocupado servindo os outros que não se preocupava em comer. O livro de Marcos nos mostra que Deus tinha achado uma Pessoa na terra cujo caráter era compatível com o serviço de Deus. Em outras palavras, esse livro demonstra-nos o caráter do Senhor Jesus como servo de Deus. Pelo fato de ter tal caráter, Ele foi útil nas mãos de Deus em Seu serviço a Ele e aos homens.

Pode-se observar o caráter do Senhor Jesus como servo de Deus em cada capítulo e parágrafo do livro de Marcos. Apesar de em certo dia ter curado muitos enfermos, expelido muitos demônios, trabalhado muito e ido dormir tarde, Ele ainda se levantou muito cedo na manhã seguinte para orar. É esse o caráter que alguém que serve o Senhor deve possuir.

Falta-nos hoje esse tipo de caráter. Isso é um problema sério. O Senhor treinou os discípulos e lhes serviu de exemplo para que eles também tivessem esse tipo de caráter. Precisamos ver que, na questão de servir o Senhor e ser servo de Deus, há uma coisa que é indispensável: um caráter adequado. Não podemos servir a Deus sem um bom caráter. Não importa o quanto saibamos a respeito de Cristo, não conseguiremos ministrar Cristo sem um caráter adequado.
            
            Um bom caráter desprovido de vida não tem valor nenhum. Mas vida sem um caráter adequado é igualmente inútil.

0 comentários:

Postar um comentário