terça-feira, 13 de abril de 2010

A IGREJA QUE SATISFAZ O DESEJO DE DEUS

Pedimos a Deus que Ele nos conceda luz para ver com clareza a posição que a igreja ocupa e a responsabilidade que ela tem no plano eterno de Deus.

Por que Deus criou o homem? Qual foi o seu propósito ao criar o homem? Deus nos deu a resposta para estas perguntas em Gênesis 1:26 e 27. Estes dois versículos são de grande significado. Eles nos revelam que a criação do homem por Deus foi algo extraordinário. Quando Deus criou a luz, Ele simplesmente disse: “Haja luz”. Quando Ele criou os grandes luminares no firmamento do céu disse: “Haja luminares...” e assim foi. Tudo veio a existir conforme Sua palavra.

Mas, ao criar o homem, não foi tão simples assim. Foi necessária uma conferência entre a Deidade. Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre os répteis que rastejam sobre a terra” (v. 26). Isso é o que Deus planejou em Sua conferência divina para a criação do homem. Isso nos mostra o projeto que Deus tinha para o homem que pretendia criar.

Vemos que Deus desejava um homem reinante, um homem que pudesse reinar sobre esta terra; assim Ele ficaria satisfeito. Este homem que Deus criou não tinha apenas Sua semelhança, mas também possuía Sua imagem. Semelhança é algo exterior e imagem é interior. Deus não queria um homem que fosse igual a Ele apenas exteriormente, mas também que tivesse Sua imagem interiormente, para que o homem pudesse partilhar com Ele do mesmo sentimento, do mesmo mover interior, do mesmo viver e da mesma natureza santa.

Deus queria que o homem parecesse com Ele, para que qualquer pessoa que tivesse contato com o homem pudesse sentir a natureza de Deus. Esta foi a decisão tomada na conferência da Deidade. Cabe aqui uma pergunta: qual seria a forma adotada por Deus para fazer esse homem? Em nossa língua a palavra “conforme” significa: Que tem a mesma forma; análogo, idêntico. Podemos ter a resposta analisando o texto da carta aos Romanos 8:29: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

Deus deseja muitos filhos e deseja que todos eles sejam iguais àquele que é Seu Filho. Deus deseja ganhar tal grupo de pessoas. Se pudermos ver isso com clareza, perceberemos a preciosidade do homem. Como Deus valoriza o homem ao ponto de Ele mesmo tornar-se um homem! O plano de Deus é ganhar o homem. Quando o homem for ganho por Deus, o plano de Deus será cumprido.

Que, então, Deus exige do homem que Ele criou? Que o homem possa reinar. Talvez alguns possam perguntar por que Deus tem tal propósito. É porque um anjo de luz se rebelou contra Deus, antes da criação do homem, e se tornou o diabo: Satanás pecou e caiu; a estrela da alva tornou-se inimigo de Deus (Is 14:12-15). Deus, portanto, retirou Sua autoridade do inimigo e colocou-a na mão do homem. A razão de Deus criar o homem é para que o homem possa dominar em lugar de Satanás.

Vemos que a terra tornou-se o centro de todos os problemas. O que Deus disputa até hoje é a terra. A oração que o Senhor Jesus ensinou a orar é: “Santificado seja o teu nome, venha o teu reino, faça-se a tua vontade assim na terra como no céu”. Esta oração nos revela que não há problema com “o céu”; o problema é com “a terra”. A esfera de trabalho de Satanás não é o céu, mas a terra.

Se o reino de Deus deve vir, Satanás deve ser expulso; se a vontade de Deus deve ser feita, deve ser feita na terra; se o nome de Deus deve ser santificado, deve ser santificado na terra. Todos esses problemas, ainda sem solução até hoje, estão na terra. Alguém pode perguntar: “Por que o próprio Deus não lança Satanás no abismo profundo ou no lago de fogo?

Nossa resposta é: Deus pode fazê-lo, mas Ele não quer fazer isto por Si mesmo. Deus quer usar o homem para tratar com Seu inimigo, e Ele criou o homem para esse propósito. Deus quer que a criatura trate com a criatura. O homem que Ele criou está sendo usado por Ele para isso.

É preciso que a igreja perceba que há um trabalho a ser feito para Deus e Ele está esperando que isso aconteça. A igreja tem centrado sua ação nas necessidades dos homens como se ela existisse apenas para tratar disso. Amar mais ao Senhor, ser mais santos, mais zelosos e salvar mais almas. Todos esses propósitos são muito bons, mas eles são muito centralizados no homem. Essas coisas referem-se simplesmente ao benefício do homem; o trabalho de Deus e a necessidade de Deus são inteiramente negligenciados.

Devemos ver que Deus tem Sua necessidade. Estamos nessa terra não meramente pela necessidade do homem, mas muito mais pela necessidade de Deus. Se o homem não recobrar a terra das mãos de Satanás, ele ainda não alcançou o propósito de Deus ao criá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário