quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CRISTO É VIDA

“O Espírito é o que dá vida” (João 6:62).

Mas que vida é essa que o Espírito dá? Sabemos que existe a vida vegetal e a vida animal. A vida vegetal é inferior e a vida animal é mais elevada. Porém, mais elevada do que estas duas formas de vida é a vida humana. Todas estas formas de vida são maravilhosas, porém existe uma quarta forma de vida – a vida divina, que é a vida incriada de Deus.

Quais são as características dessa vida mais elevada? Primeiro, essa vida é divina. Ser divina significa ser de Deus, ter a natureza de Deus, ser transcendente e distinta de todas as outras. Somente Deus é divino, portando Sua vida é divina. Além disso, a vida de Deus é eterna. A vida de Deus é incriada, não tem princípio nem fim.

Todos nós nascemos em certo momento e em certo dia, e todos nós percebemos que nossa vida humana terá um fim definitivo na morte. Entretanto, a vida de Deus não tem princípio e continuará para sempre. Essa vida eterna é também indestrutível e indissolúvel e nada na terra, nem nos céus e nem no inferno pode destruí-la.

Essa é a vida que Cristo, como o Espírito que dá vida, nos dá. No Evangelho de João essa vida é vista como aquela que vence toda forma de debilidade humana e absorve toda forma de morte.

Quando a vida divina entra em nós, somos regenerados, temos a vida de Deus e nos tornamos Seus filhos. Ser cristão não significa cumprir certas obrigações religiosas ou reformar a conduta. Nós somente podemos nos tornar filhos de Deus se recebermos essa vida de Deus.

Humanamente falando, após o nascimento, continuamos a crescer comendo e bebendo. Da mesma forma, por comermos o pão dos céus, Cristo, como alimento espiritual e por bebermos do Espírito como a água da vida, nossa vida espiritual também crescerá.

Dia a dia, pelo comer e beber Cristo, cresceremos na vida divina. Dessa forma seremos um povo preenchido por Deus, transbordante de Deus e, finalmente, expressaremos Deus em nosso viver. Esse é o significado da vida cristã.

0 comentários:

Postar um comentário