quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O CAVALO VERMELHO

Continuamos a estudar os primeiros quatro selos e sua interpretação. Apocalipse 6:3, 4 diz: “Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente, dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho, e ao seu cavaleiro foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada”.

A cor vermelha lembra-nos o sangue. Assim, o cavalo vermelho é um símbolo da fúria da guerra, que sempre resulta em derramamento de sangue. Após a ascensão de Cristo, a pregação do evangelho tem sido seguida de guerra. Isso é uma realidade facilmente observada ao longo da história.

O CAVALO PRETO

“Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente, dizendo: Vem! Então vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão” (Ap 6:5). Preto, aqui, se refere à escassez e à fome. O cavalo preto é um símbolo do alastramento da fome. A balança é usada para pesagem de comida o que mostra a sua escassez. Os alimentos se tornam preciosos na fome, por isso devem ser preservados e não danificados. A fome segue a guerra, pois a guerra torna escassos os alimentos.

O CAVALO AMARELO

“Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado nele chamava-se Morte; e o hades seguia com ele; e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra” (Ap 6:7, 8).

O que estava montado no quarto cavalo foi claramente identificado como a morte. Hades é o lugar onde as almas são guardadas até serem ressuscitadas para o julgamento final. Os não salvos serão julgados diante do trono branco (Ap 20:11-15) e, após esse julgamento, serão lançados no lago de fogo pela eternidade.

Hades é um lugar provisório e o lago de fogo, uma prisão permanente, eterna.

RESUMO DOS QUATRO PRIMEIROS SELOS

Logo após a ascensão de Cristo aos céus, os quatro selos foram abertos. O primeiro cavalo a aparecer foi o branco o qual logo se pôs a correr – a pregação do evangelho começou logo após o Senhor Jesus subir aos céus (At 2). No ano 70 d. C. Tito, general romano, e seus exércitos destruíram Jerusalém. Desde então, ao longo dos séculos, tem havido guerra após guerra. Como conseqüência da guerra, sempre surge a fome que causa doenças e morte.

A história dos últimos dois mil anos pode ser resumida em quatro itens: Pregação do evangelho, guerras, fome e morte. Os quatro selos dizem respeito à história do mundo, desde a ascensão de Cristo até o fim desta era.

Aparentemente, os acontecimentos são decorrentes das ações e decisões dos grandes líderes mundiais, no entanto, pela Bíblia, podemos perceber que a pregação do evangelho corre na frente deles e saiu vencendo para vencer. Por isso, devemos empenhar-nos em pregar a Palavra do Senhor e em edificar a Sua igreja. Deste modo, traremos o reino milenar e a Nova Jerusalém.

Pregamos “este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim” (Mt 24:14).

Continuaremos estudando os demais selos!

0 comentários:

Postar um comentário