segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OS QUATRO PRIMEIROS SELOS

O conteúdo dos sete selos conta, de maneira bastante detalhada, todos os fatos que ocorrerão no universo desde a morte de Cristo até a eternidade futura. Portanto, eles desvendam tudo o que vem ocorrendo a partir do final da 69ª semana de Daniel até a eternidade. Vejamos então o conteúdo dos quatro primeiros selos.

Apocalipse 6:1 diz: “Observei quando o Cordeiro abriu o primeiro dos sete selos. Então ouvi um dos seres viventes dizer com voz de trovão: Venha! Os quatro primeiros selos compreendem quatro cavalos com seus cavaleiros numa corrida. Esses cavaleiros não são pessoas reais, mas fatos personificados.

Três dos quatro cavaleiros estão identificados: o do segundo cavalo, o cavalo vermelho, é a guerra (v 4); o do terceiro, o cavalo preto, é a fome (Vs 5 e 6), e o cavaleiro do quarto, o cavalo amarelo, é a morte (v 8). O cavaleiro do primeiro cavalo tem gerado muitas interpretações. Alguns dizem que ele é o anticristo, porém nós devemos considerar que assim como os outros cavaleiros não são pessoas, mas fatos, o mesmo princípio deve aplicar-se ao primeiro cavaleiro.

Assim, de acordo com os fatos históricos, o cavaleiro do primeiro cavalo é o evangelho. Imediatamente após a ascensão de Cristo, estas quatro coisas – o evangelho, a guerra, a fome e a morte – começaram a ocorrer simultaneamente, e continuarão ocorrendo até a volta de Cristo. A partir do primeiro século, o evangelho tem sido propagado ao longo desses vinte séculos, e a guerra tem ocorrido simultaneamente com ele, acarretando a fome e a morte. Todos estes fatos continuarão até o fim desta era.

O CAVALO BRANCO

Na Bíblia, branco significa limpo, puro, justo e aprovável. O cavalo branco, então, é um símbolo da pregação do evangelho, o qual é limpo, puro, justo e aprovável perante os homens e perante Deus.

Apocalipse 6:2 diz: “Olhei, e diante de mim estava um cavalo branco. Seu cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer”. O arco é usado juntamente com uma flecha, sem a qual o arco para nada serve. Mas o cavaleiro do cavalo branco estava com um arco sem flecha. Isso indica que a flecha já havia sido disparada contra o inimigo a fim de destruí-lo, e a vitória já foi obtida para o estabelecimento do evangelho da paz.

Na cruz, a flecha foi atirada contra Satanás e ali ele foi derrotado – a luta contra ele foi vencida. Portanto, o arco sem flecha é a declaração de que a guerra contra Satanás está terminada e que a vitória já foi obtida!

Foi dada ao cavaleiro uma coroa. Coroa é um sinal de glória. Paulo chama o evangelho de “evangelho da glória de Cristo”: “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Co 4:4). O evangelho que pregamos não é somente o evangelho da graça, é também o evangelho da glória.

Ao pregarmos o evangelho, nosso objetivo não deve ser apenas salvar as pessoas da perdição eterna, mas levá-las a participar da glória de Cristo na era da igreja e no reino milenar.

O cavaleiro do cavalo branco “saiu vencendo para vencer”. Ao longo dos séculos, onde quer que o evangelho tenha sido proclamado, ele venceu toda oposição e ataque, e continua vencendo. De nenhum dos outros três cavaleiros foi dito que saiu vencendo. Somente o evangelho tem sido continuamente prevalecente. Onde ele é pregado, ali há vitória. O evangelho é sempre vencedor. Satanás jamais poderá vencer a pregação do evangelho.

Nossa função é proclamar o evangelho vencedor, o evangelho que declara que Satanás foi derrotado por Cristo na cruz.

0 comentários:

Postar um comentário