segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O SIGNIFICADO DA VIDA HUMANA

          Qual o significado da vida do homem na terra? Para que propósito o homem foi criado?

Estamos na era em que o homem pode fazer muitas coisas! Ele estuda e obtém título – até mesmo muitos títulos; inventa coisas e faz novas descobertas. Nós somos criaturas maravilhosas. Temos uma mente para pensar, uma emoção para amar e um coração para desejar coisas. Mas qual é o verdadeiro significado da existência humana nesta terra?

Estamos aqui simplesmente para comer e trabalhar, divertir-nos e dormir... e, por fim, morrer? Por muitos séculos, filósofos e sábios, eruditos e historiadores deram o máximo de si buscando entender o significado da vida humana. Contudo, dentre todas as respostas encontradas, nenhuma foi plenamente satisfatória. Por quê? Porque essa busca não levou em consideração um fator fundamental: a origem do homem.

O homem tem no seu interior algo muito mais profundo, que vai além do coração. Ele tem o espírito humano, que o faz ansiar por algo mais elevado, mais precioso, que, no entanto, ele não sabe explicar. As teorias e os princípios sobre o significado da vida do homem, elaborados pelo próprio homem, não atingem a satisfação por ele exigida no seu mais profundo sentimento interior.

Se o homem foi criado para conter e absorver todo o conhecimento que existe, mesmo que ele consiga, não sentirá satisfação, pois quanto mais conhecimento adquirir, mais vazio ele se sentirá interiormente. Cremos que a maioria das pessoas sabe que uma garrafa de refrigerante foi feita para conter refrigerante. Por sabermos disso é que a garrafa de refrigerante não parece estranha para nós.

Contudo ela tem, de fato, um propósito significativo: conter uma bebida para saciar a sede das pessoas. Isso o fabricante nos diria com certeza! E nós, fomos criados para que? Se para entender o propósito de um produto feito para nosso uso precisamos ir ao fabricante, assim também, visto que Deus nos criou, devemos ir a Ele para descobrir qual foi seu propósito ao criar o homem.

Ainda que muitos considerem que o universo e o propósito do homem sobre aterra sejam enigmas insolúveis, a Bíblia, um dos maiores presentes de Deus para a humanidade, resolve esse mistério. A Bíblia é a revelação de Deus dada ao homem. Ela revela a realidade acerca de Deus, do universo, do homem, da relação entre o homem e Deus, das relações entre os homens e das obrigações do homem para com Deus.

A Palavra de Deus nos diz que Ele existe por Si mesmo e para sempre. Deus já existia na eternidade passada e desde sempre teve o desejo de criar o homem. O desejo de Deus era que o homem expressasse Sua imagem e representasse Sua autoridade sobre a terra. A Bíblia nos diz, nas primeiras páginas de Gênesis, que a criação do homem foi diferente da criação de todas as outras coisas. Deus criou o homem à Sua própria imagem.

A única maneira pela qual o homem pode expressar Deus e representá-Lo é recebendo-O como sua vida para tornar-se um complemento de Deus. O homem foi criado com a capacidade de receber e conter a vida de Deus. Todas as virtudes humanas, tais como o amor, a honra e a bondade, foram criadas por Deus para que o homem pudesse ter a vida de Deus e expressar os atributos d’Ele por meio do seu viver.

Quanto mais o homem estiver no centro do propósito eterno de Deus, mais paz e alegria no espírito ele sentirá.

0 comentários:

Postar um comentário