quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OS SETE SELOS DE APOCALIPSE

Há muitos mistérios neste universo, o mistério da vida, o mistério da existência do homem, o mistério da morte, sem falar no próprio universo, tão insondável, tão misterioso. Além disso, queremos saber sobre o fim de todas as coisas, sobre o nosso destino, sobre o nosso futuro. Quem pode decifrar esses mistérios? Quem está habilitado para responder a todas essas perguntas?

O livro de Apocalipse registra que todos os mistérios do universo estão encerrados em um livro fechado com sete selos. Cada selo revela uma etapa da história da humanidade, até o final de todas as coisas. Precisamos decifrar o conteúdo dos sete selos para que possamos estar alertas, pois o tempo do fim está próximo.

A Bíblia revela que Deus tem uma administração para o universo. Essa administração é um mistério; todavia, no último livro da Bíblia, Apocalipse, nos é desvendada a conclusão de todo o plano de Deus para o homem e para todas as coisas criadas.

Quando o Apóstolo João foi levado aos céus, ele viu algo: “Vi na mão direita daquele que estava sentado no trono um livro escrito por dentro e por fora, e selado com sete selos” (Ap 5:1). O livro, ou o rolo de pergaminho, está na mão direita Daquele que está no trono, Deus, e é selado com sete selos. Esse livro deve ser a nova aliança realizada pelo sangue do Cordeiro, Cristo. É por meio da nova aliança que Deus administra o universo.

Não havia ninguém digno de abrir o livro e de desatar os sete selos; “Nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele” (Ap 5:2, 3). João “chorava muito porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele” (v 4).

Quem é Digno?

“Todavia um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos (v 5). Sabemos que Jesus era da tribo de Judá, a qual era comparada a um leãozinho: “Judá é um leão novo”...(Gn 49:9). Isso representa Cristo no aspecto da luta contra seu inimigo, Satanás. Cristo é um Leão vencedor; Ele venceu a luta contra Satanás e derrotou-o na cruz (Hb 2:14), e isso O qualifica para abrir o livro e os seus sete selos. Na verdade, se não houvesse Cristo, deveríamos prantear como João, pois nesse universo ninguém mais poderia desvendar os segredos de Deus para o homem. Se não houvesse Cristo, ninguém poderia conhecer o mistério da vontade de Deus.

Um anjo anunciou Cristo como o Leão da tribo de Judá, mas quando João olhou, viu um cordeiro: “Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos”. (Ap 5:6). Como Leão, o Senhor Jesus é um guerreiro contra Satanás, mas como o Cordeiro, Ele é o nosso Redentor. Essa é a explicação do fato de João ouvir falar em um leão e quando olha vê um Cordeiro.

Em todo o universo, Cristo é o único qualificado não só para abrir o mistério da administração de Deus, como também para executá-la. A partir do próximo diário do Reino veremos o abrir dos sete selos, desvendando a administração de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário