quinta-feira, 21 de outubro de 2010

COMO CONHECER A VONTADE DE DEUS?

Antes de crermos no Senhor e recebermos a Ele como nossa vida, fazíamos sempre nossa própria vontade ou a de nossos amigos. Após nossa conversão, porém, passamos espontaneamente a desejar fazer a vontade de Deus.

Quando o apóstolo Paulo teve um encontro com o Senhor no caminho de Damasco, ele perguntou: “Que farei Senhor?” (At 22:10). Essa é uma pergunta que constantemente devemos fazer. A vida que recebemos ao crer em Jesus, a qual hoje está em nós, anseia por fazer a vontade de Deus, pois é a vida divina.

Quanto mais obedecemos à vontade de Deus e a cumprimos, mais felizes e esperançosos nos sentimos. Essa felicidade não depende das circunstâncias externas, pois provém da alegria do próprio Deus ao ver Sua vontade feita na terra. Mas como conhecer a vontade de Deus? É certo que Deus deseja revelar Sua vontade a nós, pois, do contrário, como poderíamos cumpri-la? Deus revela Sua vontade de três maneiras principais: Por meio da Bíblia, por meio da unção que em nós habita e por meio das circunstâncias.

A Bíblia revela de maneira bastante clara a vontade de Deus. Por exemplo, ela nos diz em I João 2:15: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo”. Esse trecho nos revela de maneira bastante clara a vontade de Deus sobre nosso relacionamento com o mundo. Não precisamos perguntar a Deus se devemos ou não amar o mundo. Está tudo muito claro na Palavra de Deus. Quando buscamos conhecer Sua vontade, nossa intenção não pode ser a de ter apenas uma sugestão, mas a de ter a palavra definitiva sobre o assunto.

O Salmo 119:105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos”. Esse versículo nos mostra que, por meio da Palavra de Deus, nosso caminho é iluminado e nós sabemos por onde andamos e para onde vamos. Nesse mesmo Salmo, no versículo 11, lemos: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Se vamos contra a Palavra de Deus, é certo que estamos indo contra a Sua vontade.

Algumas vezes queremos conhecer a vontade de Deus em detalhes que a Bíblia não mostra claramente. Aí precisamos da unção que em nós habita: “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ele vos ensinou” (I Jo 2:27). O Espírito que está em nós nos ensina: “O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26).

Precisamos aprender a orar ao Senhor e sentir a direção que o Espírito nos dá. Que Deus nos ajude a discernir essa voz interior, em “nosso espírito”, pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8:14). Se praticarmos isso, teremos a rica experiência de conhecer a vontade de Deus.

Outras vezes, porém, o Senhor revela Sua vontade por meio das circunstâncias: O Senhor me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam” (Salmo 32: 8-9). Esses versículos nos mostram que, algumas vezes, por não termos entendimento da Palavra e discernimento no espírito, necessitamos de “freios” e “cabrestos” para que não nos desviemos do que Deus estabeleceu.

Precisamos nesses casos pedir ao Senhor que se manifeste por meio das circunstâncias e nos conduza retamente pelo caminho da Sua vontade. Os três instrumentos mencionados não se chocam, mas se complementam. Vamos exercitar nosso espírito para que possamos estar sintonizados com a vontade soberana de nosso Pai celestial. Dessa forma estaremos perdendo nossa vida da alma para que possamos ganhá-la no reino vindouro.

0 comentários:

Postar um comentário