quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A SALVAÇÃO DA ALMA

“O ponto principal dessa série de estudos que estamos iniciando é esclarecer a respeito da salvação. A Palavra de Deus nos mostra que há dois tipos de pessoas que crêem no Senhor Jesus: Os que negam a si mesmos e tomam a cruz e os que não estão dispostos a negar-se e a tomar a cruz”.

O assunto que abordaremos nas próximas páginas de Diários do reino se relaciona a uma questão à qual não se dá a devida atenção. Trata-se da “salvação da alma”. Primeiramente devemos enfatizar que há uma grande diferença entre o espírito e a alma.

A primeira Epístola aos Tessalonicensses 5:23 diz “vosso espírito, alma e corpo”. Essa palavra divide claramente o homem em três partes. Falando de maneira simples, o espírito é a parte que possibilita termos comunhão com Deus. Os animais inferiores não têm espírito, portanto eles não podem contatar Deus. A alma é o órgão do pensamento, da vontade e da emoção do homem. Os animais inferiores também têm essa parte.

A alma é a vida que temos como a de um animal. O corpo é a parte do homem que se comunica com o mundo material. O homem é formado por três partes: espírito, alma e corpo; portanto, o significado da salvação é que as três partes necessitam dela.

A Primeira Epístola aos Coríntios 5:5 diz: “A fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor”. Esse trecho fala da salvação do espírito. Romanos 8:23 diz: “A redenção de nosso corpo”. Esse, fala da salvação do corpo. No entanto queremos analisar a salvação da alma. Veremos cuidadosamente as passagens do Novo Testamento em que é mencionada, de maneira que possamos entender o que é a salvação da alma e qual o seu significado.

Primeiramente vemos em Mateus 16:24-28, Jesus dizendo aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”

“Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras”.  

Notem que estas palavras foram ditas aos discípulos e não a estranhos. Uma vez que eles eram discípulos, eles eram pessoas salvas. Portanto, as palavras de Jesus foram faladas aos santos que já haviam sido salvos pela fé, não a pecadores que ainda não tinham a salvação.

“Se alguém quer me seguir”. Jesus considerava que os seus seguidores eram seus alunos e por isso ele estabelecia condições. Uma das mais importantes era: “A si mesmo se negue”. Negar a si mesmo não significa conquistar o ego. Não significa ignorar a si mesmo ou renunciar a seus direitos. Negar o ego significa não seguir a própria mente em todas as coisas e não se considerar o centro. Significa colocar-se à parte e buscar a mente de Deus. O Senhor diz que somente esse tipo de pessoa pode ir após Ele. Isso é evidente pelo fato de que uma pessoa não pode servir a dois senhores, Quem segue a Jesus não pode seguir a si mesmo.

“Tome sua cruz e siga-me”. Isso é ainda mais profundo que negar a si mesmo. Negar a si mesmo é esquecer de si, mas tomar a cruz é submeter-se a Deus. Tomar a cruz é aceitar tudo que Deus preparou e estar disposto a sofrer segundo a vontade de Deus. Se negarmos o ego e tomarmos a cruz, seremos capazes de seguir o Senhor.

“Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa, achá-la-á”. A palavra “vida” no grego é Psique, palavra essa que significa “alma”. Esse versículo fala de se salvar e perder a própria alma. Isso torna mais clara a questão que vamos examinar. Podemos então dizer: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida da alma” quer dizer que, mesmo que uma pessoa queira seguir o Senhor e ao mesmo tempo estiver preocupada em resguardar-se ou priorizar seus interesses, essa pessoa não está apta a seguir o Senhor e acabará perdendo a sua alma.

O Senhor nos diz que se um homem cuida demasiadamente de si mesmo e não está disposto a negar a si mesmo, tomar a cruz, sofrer, ou submeter-se a Deus, o resultado final dessa tentativa de salvar a sua alma será perdê-la. Perder a alma significa sofrer no final, perder o que lhe dá prazer e não receber o que lhe agrada.

O Senhor reconhece que se um homem estiver disposto a abandonar todos os prazeres da alma por amor a Ele e a sofrer segundo a vontade de Deus, ele “achará” sua alma. Isso significa que todo aquele que estiver disposto, por amor ao Senhor, a renunciar à sua própria mente e àquilo que lhe dá prazer, a proibir seu coração de achar satisfação nas coisas do mundo, e a suportar muita dor e sofrimento, o Senhor o fará ganhar o que agrada ao seu coração, obter satisfação, desfrutar bênçãos e tornar-se feliz eternamente.

Depois de ler os versículos em foco, sabemos qual é o significado de salvação da alma. Esses versículos nos mostram que salvar a alma significa alegrar a alma, seguir os desejos do coração e ganhar satisfação. Perder a alma significa privar-se de alegria, não seguir os desejos do coração e não ter satisfação.

Por ser esse um tema importante, continuaremos nos próximos “Diários do Reino”.

0 comentários:

Postar um comentário