segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A SALVAÇÃO DA ALMA – II

“Pois que proveito terá o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”

O Senhor Jesus continuou a falar da inutilidade de um homem tentar salvar sua alma poupando-a de qualquer contrariedade, sofrimento ou privações. Ele quer dizer que se um homem não negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo de perto, mas agir segundo os prazeres de sua alma a fim de dar satisfação a ela, mesmo que ganhe todo o mundo, virá o momento em que ele perderá sua alma.

Um ganho momentâneo da alma com o resultado de perdê-la no fim é inútil aos olhos do Senhor. Embora um homem possa obter muita satisfação indo após os seus desejos, o Senhor diz que no fim ele perderá sua alma e toda a satisfação. Segundo o Senhor Jesus, ganhar a alma no fim é muito melhor do que ganhá-la no início. Ele diz que não há nada que o homem possa trocar pela satisfação final da alma. Isso significa que é preferível que o homem perca sua alma antes do que depois.

O Senhor nos diz que todo aquele que quiser salvar sua alma perdê-la-á. Quando a perderá? Por outro lado Ele diz que todo aquele que perder sua alma por causa Dele, achá-la-á. Quando isso ocorrerá? Para responder essa pergunta Ele prossegue dizendo: “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras”.

“Suas obras” significam seus feitos nesta vida. Suas obras podem ser divididas em dois aspectos: Salvar sua alma nesta vida ou perder sua alma nesta vida por amor ao Senhor Jesus. “Retribuir a cada um conforme as suas obras” é fazer com que aqueles que pouparam sua alma venham a perdê-la, mas, por outro lado, fazer com que aqueles que perderam sua alma por causa do Senhor venham a achá-la.

Segundo a palavra de Jesus, quando é que isso vai acontecer? Ele diz que será por ocasião de Sua vinda. Portanto, precisamos ver claramente que se um homem se importa apenas consigo mesmo agora, vive apenas para satisfazer seus desejos e não está disposto a sofrer perdas por causa do Senhor, quando Jesus vier, esse tal será repreendido por Ele, não irá obter a glória do Senhor e poderá até mesmo chorar e ranger seus dentes.

Porém, se um homem está disposto a abandonar seus direitos agora, ser totalmente separado para Jesus, e fielmente submeter-se à vontade de Deus, por ocasião da vinda do Senhor ele receberá louvor, desfrutará o gozo do Senhor, e será plenamente satisfeito em seu coração e mente. É isso que Jesus disse!

A vinda do Senhor e Sua recompensa se referem especificamente à Sua realeza no Reino. É isso que Ele diz: “Garanto-lhes que alguns do que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do Homem vindo em seu reino” (Mt 16:28). Portanto, o Senhor quer dizer que quando Ele vier a terra para ser rei por mil anos, alguns reinarão com Ele, mas outros não.

O ponto principal dessa porção da Palavra é que há dois tipos de discípulos que creram no Senhor e têm a vida eterna. Um nega a si mesmo e toma a cruz; outro não está disposto a negar-se e não quer tomar a cruz. Esses últimos, buscando os prazeres do mundo para satisfazer o ego, não estão dispostos a perder sua alma; os primeiros estão dispostos a abandonar tudo e perder sua alma por causa do Senhor.

O Senhor Jesus conhece muito bem a disposição de cada um dos Seus discípulos e fará distinção entre os que negam a si mesmos e os que não o fazem. Devemos saber que nossa posição futura no Reino será determinada pelos nossos atos hoje. O Senhor disse que todo aquele que recebe plena satisfação do mundo hoje, perderá sua posição reinante com o Senhor no futuro.

A partir disso vemos que a salvação da alma é muito diferente daquilo a que normalmente nos referimos como tal, ou seja, salvação do espírito que significa a salvação para ganhar a vida eterna. No Evangelho de João, no capitulo 3 versículo 36 diz: “Quem crê no Filho tem a vida eterna”. Uma vez que alguém crê, seu espírito está salvo. Portanto, salvação do espírito significa ganhar a vida eterna. Então, como a alma é salva?

Essa porção da Palavra nos diz que somente quando alguém perde sua alma por causa do Senhor, é que ela pode ser salva. A salvação da alma é, portanto, ganhar o Reino.
“Meu espírito é salvo por Jesus ter carregado a cruz por mim, ao passo que minha alma é salva pelo fato de eu ter negado a mim mesmo, tomado a minha cruz e seguido ao Senhor Jesus”.

A salvação do espírito está baseada no crer. Uma vez que alguém crê, a questão fica resolvida para sempre e não pode ser mudada. A salvação da alma, entretanto, depende de algo que se processa durante toda a vida, ou seja, por toda a jornada percorrida pelo Cristão. 

A salvação do espírito é baseada na fé, pois quem crê tem a vida eterna. A salvação da alma é baseada em, nossas ações, porque “Ele retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mt 16:27). A vida eterna está garantida, mas a salvação da alma não pode ser resolvida nessa era; ela só será ganha quando da segunda vinda do Senhor Jesus para reinar sobre as nações da terra. A salvação da alma será experimentada por ocasião da vinda do Filho do homem. 

0 comentários:

Postar um comentário