quinta-feira, 28 de outubro de 2010

QUALIFICAÇÕES PARA ENTRAR NO REINO

Os seguidores dos “Diários do Reino” já compreenderam que o reino milenar é o tempo em que Deus recompensará os cristãos conforme as suas obras. No reino, os crentes fiéis serão recompensados, e os infiéis serão disciplinados. Muitos pensam que se um cristão for infiel, o máximo que pode acontecer é ele ter uma posição inferior, mas mesmo assim estaria no reino.

Muitos há que não compreendem a Palavra e a obra de Deus e pensam que lhes está garantida uma entrada no reino dos céus. Eles pensam que, quando o Senhor vier para reinar sobre a terra, haverá simplesmente uma distinção entre as mais altas e as mais baixas posições no reino e por pensarem assim consideram que ninguém perderá totalmente o reino dos céus. 

Entretanto, no reino dos céus, haverá não somente distinção entre posições mais altas e mais baixas, como também distinção entre ser permitido entrar e ser deixado de fora. A Bíblia nos revela uma verdade muito séria. Apesar de uma pessoa ter a vida eterna, ela ainda pode ser rejeitada no reino dos céus.

Um versículo que fala a esse respeito é Mateus 7:21: “Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu”. Podemos ver claramente que o Senhor fará uma distinção entre os discípulos que podem entrar no reino e os que não podem. O versículo acima nos mostra de forma clara que a condição para entrar no reino do céu é fazer a vontade de Deus.

Embora alguns tenham sido salvos e tenham-No chamado de Senhor, e embora tenham realizado algumas obras, todavia, sem fazer a vontade de Deus não poderão entrar no reino. A recompensa do reino dos céus tem por base a obediência do homem. Portanto, se alguém não for fiel enquanto viver na terra, embora não vá perder a vida eterna, sofrerá a perda do reino. Quando chegar o tempo de os céus reinarem, isto é, quando o Senhor vier pela segunda vez, alguns não estarão aptos para entrar no reino, e por isso acabarão por perdê-lo.

O Senhor Jesus ensinou seus discípulos e advertiu-os que haverá muitos, não somente um ou dois, que não farão a vontade de Deus. Mateus 7:22-23 diz: Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que praticam a iniqüidade”. Aqui o Senhor Jesus nos diz o que ocorrerá diante do trono de julgamento. Ele diz: “Naquele dia”. Portanto, isso não se refere aos dias de hoje, mas ao futuro.

O Senhor Jesus disse aos seus discípulos que eles não deveriam chamá-Lo de Senhor apenas com a boca. Se eles O chamavam de Senhor, deveriam fazer a vontade do Pai. Mesmo que tivessem as obras exteriores de profetizar, expelir demônios e fazer milagres, essas obras não deveriam substituir a vontade do Pai. Algumas vezes, podemos profetizar, expelir demônios e fazer milagres sem fazer a vontade do Pai. Devemos ter o cuidado de chamá-lo de Senhor com a nossa boca, mas também de fazer a vontade do Pai em nosso viver.

Em resumo, o que o senhor Jesus está dizendo é: “Muitas pessoas são filhos de Deus e são salvas. Elas chamam-Me de “Senhor” e têm realizado muitas obras. Mas, apesar disso, elas estarão excluídas do reino”. Se você prestar muita atenção ao ensinamento de Jesus, perceberá que no reino a questão não é se uma pessoa é salva ou não nem se é filho de Deus ou não; o que realmente conta é a sua obra depois de tornar-se um crente.

A Bíblia mostra-nos claramente que uma pessoa, após crer no Senhor Jesus, embora nunca vá perder a vida eterna, ela pode perder seu lugar e glória no reino. Se não fizermos a vontade de Deus, mas, em vez disso, fizermos obras de acordo com nossa própria vontade, seremos excluídos do reino. Deus quer que primeiro obedeçamos à Sua vontade e, então aceitará nosso trabalho. Quanto mais alguém conhece sobre a vontade do Senhor, mais aprenderá a não trabalhar descuidadamente.

Assim, existe uma grande diferença entre trabalhar e fazer a vontade de Deus. Se você não estiver fazendo a vontade de Deus, não importa o que faça, o Senhor Jesus dirá: “Apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade”. Os que fazem as coisas segundo seu próprio ego não terão parte no Reino dos Céus. Nosso propósito ao afirmar essas coisas é mostrar-lhes a importância das obras que um cristão pratica seguindo a ordem de seu Pai celestial.

Foi dessa forma que o Senhor Jesus conquistou o seu lugar ao lado direito de Deus em Seu trono de glória. Ele disse: “Minha comida e minha bebida é fazer a vontade de meu Pai”. Logo, nós também iremos conquistar um lugar ao lado de Jesus quando Ele vier para assentar-se em Seu trono e reinar sobre as nações da terra, se estivermos dispostos a dar a Deus a primazia em nossas vidas e procurarmos fazer a Sua vontade assim na terra como é feita nos céus.          

“Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha vontade”. (Jo 6:38).

E Jesus continuou a falar a eles. Ele disse: “Eu não posso fazer nada por minha própria conta, mas eu julgo de acordo com o que meu Pai me diz. O meu julgamento é justo porque não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (Jo 5:30).

0 comentários:

Postar um comentário