quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A SALVAÇÃO DA ALMA – III

Já vimos anteriormente que a salvação do espírito é um fato experimentado hoje, pois uma vez que o homem crê, ele tem a vida eterna. A salvação do espírito do homem é o dom da graça de Deus, pois a Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

A salvação da alma é um galardão. É uma recompensa ganha por ocasião da segunda vinda do Senhor, por aqueles que O seguem fielmente por toda a sua vida. Para que a alma de uma pessoa seja salva, esta deve ser alguém cujo espírito já foi salvo. Se o espírito não for salvo, não é possível que a alma seja salva.

O registro em Marcos 8:31-38 é em sua maior parte igual ao de Mateus, mas há uma pequena diferença que mostraremos agora. “Quem perder a vida por causa de mim e do evangelho, salvá-la-á” (v. 35). Aqui foram acrescentadas três palavras: “e do evangelho”. A maioria das pessoas pensa que isso se refere aos que pregam o evangelho. Mas se esse fosse o caso, isso poderia significar que somente a alma dos pregadores do evangelho seria salva. O versículo não diz: “e da pregação do evangelho”, mas diz: “e do evangelho”.

Que evangelho é esse? É o evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. É o evangelho do reino. Esse evangelho é a grande salvação mencionada em Hebreus 2:3-4, que consiste em conduzir “muitos filhos à glória” (Hb 2:10). Não é um evangelho de deixar o Egito e ser libertado da escravidão do pecado; é o evangelho de entrar em Canaã para receber glória.

Em uma geração adúltera e pecadora, dar testemunho das palavras do Senhor, sem dúvida exige que se perca a alma. Muitos dos filhos de Deus nunca estão dispostos e tampouco ousam testemunhar diante dos homens, do Senhor que os comprou. A razão é que eles querem salvar sua cara e temem ser ridicularizados pelos outros. Isso é salvar a própria alma nesta vida. Tal pessoa definitivamente sofrerá perda na época do reino.

Todo aquele que não estiver disposto a perder sua alma nesta era, não verá a glória do Senhor. Todo aquele que quiser reinar juntamente com Jesus terá de perder sua alma. Todo aquele que perde sua alma nesta era achá-la-á na era vindoura.

Esse é um assunto solene! Se queremos ser arrebatados, ver o Senhor e entrar no Seu reino, devemos primeiro perder a alma nesta era. Devemos esquecer o mundo por causa do Senhor e reprovar tudo que não estiver de acordo com a vontade de Deus; devemos abandonar tudo que nos enreda e impede nosso coração de ser leal a Jesus.

QUAL O SIGNIFICADO DE PERDER A ALMA?

Podemos encontrar explicações a respeito no Evangelho de Lucas 12:15-21: “Então Jesus lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”. Nessa ocasião Jesus proferiu ainda uma parábola a respeito de um homem que produziu grande colheita. Este homem, segundo a Palavra, decidiu destruir seus celeiros antigos e construir outros muito maiores e aí recolher o produto da colheita abundante que tivera. O homem da parábola sentiu-se extremamente satisfeito e disse: “Direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te”.

Aparentemente esse homem estava realizado na vida, tinha muitos bens e, com a colheita farta ele podia gozar dos prazeres que sua alma desejava, mas foi nesse momento que ele ouviu a voz de Deus dizendo-lhe: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim, é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus”. Podemos dizer, então, que “ganhar a alma” é deixar a alma satisfeita, feliz, e focada no prazer e no desfrute. Por outro lado, “perder a alma” é permitir que ela sofra perdas e até mesmo deixá-la sofrer. A alma abre mão de tudo porque está focada em fazer a vontade de Deus.

Por causa da abundância de seus alimentos e de seus bens, a alma desse homem rico já estava feliz e satisfeita nesta era. Ele já havia dado desfrute para sua alma; ele já havia ganhado sua alma nesta era. Portanto, ganhar a alma é deixá-la satisfeita nesta era, e perder a alma é não satisfazer as vontades da alma nesta era.

A alma é o trono de nossos desejos naturais. Ela faz com que tenhamos sentimentos e desfrute. Os desejos da alma têm um forte apelo por satisfação. Música agradável pode acalmar as emoções; literatura e filosofia podem elevar os pensamentos. Mas se ganhamos satisfação dessas coisas nesta era, perderemos a satisfação na era vindoura. Se já ganhamos o consolo dado por essas coisas nesta era, perderemos a glória do reino na era vindoura. Lembrando que, uma pessoa salva não irá para o inferno, mas irá perder todas as maravilhas e as bênçãos da era do Reino Milenar.

O que você está buscando agora? É muito difícil para os jovens deixar os prazeres, principalmente em nossos dias onde o prazer é visto como algo bom e positivo. Muitos querem ter satisfação com casa, comida, sexo, roupas e diversão. Isso é salvar a sua alma hoje; portanto, eles certamente perderão sua alma no futuro. Essas coisas são todas legítimas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam (I Co 10:23).

0 comentários:

Postar um comentário