segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A SALVAÇÃO DA ALMA – IV

“É por meio da perseverança que vocês salvarão suas almas” (Lc 21:19).

Lendo os versículos do Evangelho de Lucas, vemos que essa porção da palavra também se refere à salvação da alma. A Bíblia sempre menciona a fé quando fala da nossa salvação. Contudo, o Senhor Jesus diz aqui que é na perseverança que ganharemos nossa alma. Isso fortalece a compreensão de que há uma diferença entre a salvação da alma e a salvação do espírito.

Em todo o Novo Testamento, a justificação pela fé, receber a vida eterna pela fé, e a salvação pela fé são mencionados cento e cinqüenta vezes. No texto que estamos estudando, entretanto, é mencionada a perseverança. Perseverar não é crer, perseverar é uma obra. Essa questão é de responsabilidade de cada um dos discípulos. Quando os sofrimentos e as perseguições viessem, eles deveriam perseverar; assim ganhariam a sua alma.

Ganhar a alma tem a ver com “reinar com o Senhor” e compartilhar de Sua glória quando Ele vier. Se ganhar a alma for a mesma coisa que receber a vida eterna, então as palavras “ganhareis a vossa alma” no versículo 19 não teriam sentido. Ele diz que, se em meio a tremendos sofrimentos formos capazes de perseverar, ganharemos nossa alma. Pela fé temos a vida eterna e somos salvos. Mas aqui Jesus nos diz que para ganhar nossa alma precisamos permanecer firmes em todos esses sofrimentos.

No Evangelho de João 12:25 diz: “Quem ama a sua própria vida vai perdê-la. Mas quem odeia a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna”. Aqui o Senhor Jesus diz que é possível perder a vida da alma. Perde-se a vida da alma por amá-la. Que significa amar a vida da alma? É satisfazer nossos desejos e agradar nossas emoções. Por exemplo, o Senhor nos diz, pelo Espírito, para nos afastarmos de determinada coisa; se quisermos obedecê-Lo, temos de derrotar nosso ego.

Se alguém busca fazer a vontade de Deus, amando ainda a sua vida da alma, certamente essa pessoa irá fracassar. Talvez o Senhor queira que deixemos algo que gostamos de fazer ou mesmo que desistamos de uma pessoa ou de algum objeto que gostamos. Se amarmos nossa vida da alma, não conseguiremos. Muitas vezes somos enredados por uma pessoa, uma coisa ou um assunto. Muitos são envolvidos por amigos; eles preferem manter os amigos a perder o desfrute almático desta era.

Não são apenas as coisas más que nos embaraçam. Podemos ser enredados pelas coisas que normalmente desfrutamos. Estamos cientes de que o dinheiro é algo vil e desprezível, mas muitos cristãos deixam-se dominar por ele. Por que é tão difícil para o homem não amar sua vida da alma? Porque não amar a vida da alma significa fazê-la sofrer, ao passo que amá-la é não deixá-la sofrer.

Quando se perderá a vida da alma? Quando o Senhor estabelecer Seu reino. Todo aquele que ama sua vida da alma nesta era não desfrutará da glória nem reinará com o Senhor naquela ocasião. Ter a vida eterna pela fé é algo garantido; ir para o novo céu e nova terra é garantido. Mas governar como rei e garantir que a vida da alma achará gozo no milênio, exige que não amemos nossa vida da alma hoje. Hoje, Deus permite ao cristão que escolha entre o reino e o mundo. Nós escolhemos o reino ou escolhemos o mundo?

O Senhor disse que todo aquele que amar a si mesmo perderá sua vida da alma; todo aquele que odeia sua vida da alma neste mundo irá preservá-la para a vida eterna. 

0 comentários:

Postar um comentário