segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SEGURA COM FIRMEZA O QUE TENS!

Ao estudarmos a Palavra de Deus encontramos algumas referências a respeito dos galardões, e constatamos que parece haver um número fixo de coroas. Apocalipse 3:11 diz: “Venho logo. Segura com firmeza o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

Alguns cristãos que não compreendem a Bíblia, não sabem qual a diferença entre uma recompensa e um dom. Tampouco sabem a diferença entre a coroa e a salvação de Deus. Eles acham que a salvação pode ser tirada deles. Note bem que a palavra “tome”, aqui, não se refere à salvação, mas à coroa. Daí entendemos que alguém pode estar salvo e, no entanto, poderá perder a coroa.

Se uma pessoa salva não segurar com firmeza o que tem, se não guardar as palavras da perseverança do Senhor Jesus, e se negar o nome do Senhor Jesus, perderá a sua coroa. Se você for frouxo, e não segurar com firmeza, perderá sua coroa. Alguma outra pessoa poderá tirá-la de você.

Apocalipse 2:10 tem uma palavra semelhante a essa: “Sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida”. Aqui Jesus não diz que nos dará a vida, mas que nos dará a “coroa da vida”. A vida de Deus é obtida pela fé; ela não é obtida pela fidelidade. Se uma pessoa não tiver fé, ela não poderá ter a vida divina. Mas se uma pessoa for infiel depois de ter obtido a vida divina, ela perderá a “coroa da vida”. Resumindo; Se um cristão não tiver as obras adequadas após ter sido salvo, isto é, em sua carreira como cristão nesse mundo, embora não vá perder a vida eterna, ele, contudo, perderá a coroa.   

EDIFICAR COM OURO, PRATA E PEDRAS PRECIOSAS

A passagem mais clara na Bíblia acerca da recompensa é I Coríntios 3:14 e 15: “Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce (Cristo) resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa. Mas, se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perderá a recompensa. Porém ele mesmo será salvo, como se tivesse passado pelo fogo para se salvar”. Isso nos mostra claramente o que um cristão não pode perder e, também, o que ele pode perder.

Uma vez que uma pessoa seja salva, pela graça do Pai, certamente está salva para sempre. Contudo, se tal pessoa receberá ou não um galardão, não será decidido hoje. A salvação eterna de um cristão já está determinada, mas a recompensa futura é uma questão ainda pendente. Ela será decidida pela maneira como alguém edifica sobre o fundamento do Senhor Jesus.

A nossa salvação eterna é uma obra realizada por Deus e por Seu Cristo, sendo assim, a nossa salvação eterna independe de como edificamos. Ela depende apenas de como o Senhor edifica. Então, por ser uma obra perfeita, certamente estamos salvos. Entretanto, se receberemos ou não a recompensa, ou se sofreremos perda, depende da nossa própria obra de edificação. Se alguém edifica com ouro, prata e pedras preciosas, coisas com valor eterno, sobre o fundamento do Senhor Jesus, este certamente receberá um galardão. Contudo, se ele edifica com madeira, feno e palha, não receberá um galardão diante de Deus. Ele pode ter muito diante dos homens, contudo não terá muito diante de Deus. Isso nos mostra que é possível que um homem perca seu galardão e tenha sua obra queimada.

Permitam-me repetir isto: Graças a Deus que a questão da nossa salvação eterna foi decidida há mais de dois mil anos. Quando o Filho de Deus foi levado à cruz, a nossa salvação foi decidida. Mas, se vamos receber ou não a recompensa, depende de como nos conduzimos. A verdade do evangelho é muito equilibrada. O conceder a salvação depende totalmente do Senhor Jesus, porém, se alguém receberá uma recompensa ou não, depende da sua própria obra de edificação.

O homem deve crer e também trabalhar. Esse trabalho não é propriamente dele, mas é aquilo que o Espírito Santo tem trabalhado nele. Vimos aqui que é possível sermos reprovados para o Reino e privados da nossa coroa. Chegamos a conclusão de que a nossa posição no Reino não está definida; ela está sujeita a mudanças, portanto, não está assegurada.

Que fazer?

0 comentários:

Postar um comentário