segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A DISCIPLINA NO REINO MILENAR DE CRISTO

Estamos estudando a questão da recompensa aos cristãos durante o milênio, já sabemos que esse será um tempo no qual Deus recompensará os seus servos e também julgará e punirá os ímpios que praticaram toda sorte de iniqüidades. No entanto cabe a nós questionar a respeito dos cristãos que não foram recompensados pelo fato de não terem, durante sua vida de salvos em Cristo, produzido os frutos adequados. O que acontecerá com eles?

SOFRENDO A DISCIPLINA DE DEUS NA ERA VINDOURA

A Bíblia nos diz que o Senhor nos disciplina porque nos ama, conforme a carta aos Hebreus 12:5-6 que diz: Será que vocês já se esqueceram das palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos dele? Pois ele disse: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama e castiga todo aquele a quem aceita como filho”. Quando o homem ama, ele é tolerante. Mas quando Deus ama, Ele disciplina. Se Deus não nos tivesse amado, Ele não teria enviado Seu Filho para morrer pelos nossos pecados na cruz. Da mesma forma, se Deus não nos amasse, Ele não nos disciplinaria.

O amor disciplinador de Deus é semelhante ao Seu amor salvador, o qual fez com que Ele enviasse Seu Filho para morrer na cruz por nós. Foi Seu amor que fez Jesus Cristo morrer em nosso favor. Da mesma forma é Seu amor que nos disciplina. Todo cristão deveria saber que não há contradição entre a disciplina e a graça de Deus. Pelo contrário, a disciplina manifesta a graça de Deus.

Nós temos afirmado que, biblicamente falando, uma pessoa que foi salva por Jesus não pode perecer e perder a vida eterna, mas jamais poderemos afirmar que essa pessoa nunca sofrerá a disciplina de Deus. Agora, a questão é se a disciplina de Deus será somente nessa era ou se ela se estenderá à era vindoura. Essa é uma questão que a maioria dos cristãos jamais considerou. Então vamos examiná-la.

Não conseguiremos encontrar na Bíblia nenhuma base para que possamos afirmar que a disciplina de Deus se restringe somente à era da graça. O que sabemos é que, se um cristão viver na terra sem controlar suas paixões, amando o mundo e andando nos seus próprios caminhos, nada mais justo que ele seja disciplinado por Deus na era vindoura. Temos ampla evidência disso na Bíblia.

Na Palavra de Deus vemos que a purificação dos pecados é feita pelo sangue do Senhor Jesus. Diz a Palavra que após Ele nos ter purificado dos pecados, subiu às alturas e assentou-se à direita da Majestade. Esse é o primeiro tipo de purificação na Bíblia. Entretanto, apesar de muitas pessoas terem recebido a purificação pelo sangue do Senhor Jesus, eles ainda têm muitos pensamentos imundos; ainda estão muito corrompidas pelo mundo e têm muitos pecados carnais. Por causa disso, é preciso que o Pai tenha de utilizar outros meios para purificá-los. Esses meios de purificação são: a disciplina e a punição sobre os quais estamos tratando nesse diário.

Em João 15:2 o Senhor diz: “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, ele limpa, para que produza mais fruto ainda”. O limpar aqui é uma purificação. Deus poda os elementos desnecessários, supérfluos e que são obstáculos para que os ramos produzam mais fruto. Isto é a disciplina de Deus. Portanto, o propósito de tal disciplina não é destruir-nos, mas aperfeiçoar-nos a fim de que nos tornemos mais dignos da glória de Deus, da santidade de Deus, e da justiça que é posta diante de nós.

Se formos indulgentes naquilo que deveríamos ser, ou se nos recusarmos a cortar fora o que for preciso, a mão disciplinadora de Deus recairá sobre nós em nosso próprio ambiente. É verdade que o sangue do Senhor Jesus nos limpou, e o registro de nossos pecados foi apagado. Isso é um fato. Mas falando de modo sincero; temos Cristo vivendo em nós real e verdadeiramente? Temos permitido que o Cristo ressurreto seja manifestado através de nossa vida?

Admitamos que o nosso andar hoje ainda é muito diferente daquele que deverá ser na eternidade; hoje estamos muito aquém da santidade, justiça e glória de Deus. Muitos cristãos ainda estão vivendo uma vida de pecados e imundícies. Sendo assim, temos um problema aqui. Se as coisas hoje estão tão ruins, como poderão ser boas no futuro? Se são imperfeitas hoje, serão tão perfeitas no futuro? Se você não é perfeito hoje, mas será perfeito no futuro, quando ocorrerá essa mudança?

Deve haver uma mudança em algum lugar ao longo do caminho. Na eternidade, quando estivermos com Deus e o Cordeiro na Nova Jerusalém, estaremos na luz assim como Deus está na luz. Mas quando nos tornaremos esses tais? O conceito humano é que ao morrer mudaremos, mas a Bíblia nunca afirmou que a morte física fará uma pessoa se tornar santa. Se a morte pudesse mudar um cristão, então ela também poderia mudar uma pessoa não-salva. Contudo, a morte jamais muda alguém.

O servo negligente ainda será negligente ao ser ressuscitado. As virgens néscias ainda eram néscias quando acordaram. A indolência e a negligência não haviam sumido. Se uma pessoa não muda nessa era, mas estará diferente no Novo Céu e na Nova Terra, e se a morte não muda as pessoas, então, quando ocorrera a mudança? A Bíblia nos mostra claramente que na era vindoura haverá disciplina, e essa disciplina podará e purificará, caso alguém esteja necessitado dela.

Continuaremos a estudar esse assunto até que possamos estar bem claros a esse respeito.

0 comentários:

Postar um comentário