quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A MÃO DISCIPLINADORA DE DEUS

“Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (I Co 11:32).

Já vimos anteriormente que a disciplina de Deus visa salvar-nos da condenação no futuro. Deus nos disciplina para que não caiamos na condenação que o mundo receberá. Portanto, a disciplina de Deus preserva a nossa salvação eterna.

A maneira como Deus faz as coisas é totalmente diferente da nossa maneira. Nós achamos que se dissermos às pessoas que elas estão salvas, elas ficarão acomodadas e muitos serão levados a uma vida de pecados. Porém, Deus não age assim. Ele proclama claramente, absolutamente, e sem limitação para todos os que crêem Nele, que todo aquele que crê tem a vida eterna e não perecerá: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão” (Jo 10:27-28).

Contudo, Deus tem a Sua maneira de guardar-nos de pecar e de sermos cristãos libertinos e frouxos. Sua disciplina é exercida somente para esse tempo presente e nada diz que a nossa condição de salvos será afetada no futuro. A disciplina está totalmente relacionada com o corpo físico, nada tem a ver com o nosso espírito.

RECOMPENSA E DOM

Existem muitos cristãos na igreja, hoje, que não conseguem fazer distinção entre o reino dos céus e a vida eterna. Eles pensam que o reino dos céus é a mesma coisa que a vida eterna e vice versa. Eles confundem a Palavra de Deus, entendendo que a condição para receber o reino é a mesma condição para a conservação da vida eterna. Eles acham que a perda do reino é também a perda da vida eterna.

Entretanto, a distinção entre os dois conceitos é muito clara na Bíblia. Uma pessoa pode perder o reino dos céus, mas ela não perderá a vida eterna, ou seja: Alguém pode perder a recompensa, contudo não perderá o dom. Então que é a recompensa, e que é o dom? Nós fomos salvos por causa do dom. Deus nos deu o dom gratuitamente pela Sua graça: “Pela graça sois salvos mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus”.

A recompensa diz respeito ao relacionamento entre os salvos e o Espírito Santo após o novo nascimento. Esse relacionamento permite-nos obter a recompensa que de outra forma jamais conseguiríamos por nós mesmos. Um cristão é salvo por causa da obra do Senhor Jesus na cruz do calvário. Após ser salvo, ele deve manifestar a vitória de Cristo pelo Espírito Santo dia após dia. Se fizer isso, então, no fim da carreira, ele obterá a glória celestial e a recompensa celestial de Deus.

Portanto, a salvação é o primeiro passo desse caminho, e a recompensa é o último passo. Somente os salvos estão qualificados para obter a recompensa. Quando alguém crê em Cristo, recebe o presente (o dom). Quando alguém segue a Cristo Jesus e faz a vontade de Deus em sua caminhada pós salvação, recebe a recompensa. O presente é obtido por meio da fé, e é para as pessoas do mundo. A recompensa é obtida por ser fiel e ter boas obras, isso é para os cristãos.

Há um grande engano nas igrejas. Os crentes aprendem, erradamente, que a salvação é a única coisa que podem receber da parte de Deus e que nada há além de ser salvo. A maioria dos crentes desconhece o ensino de Cristo a respeito do reino dos céus e nada sabem a respeito de recompensa. Eles consideram que uma vez que alguém é salvo quando crê, não tem nada mais a fazer e por isso muitos não se preocupam com as obras.

A Bíblia faz distinção entre o trabalho de Deus e o do homem. Uma parte é a salvação dada por Deus; essa é uma obra totalmente realizada por Ele, o homem não contribuiu em nada. No entanto, no que diz respeito à recompensa, as obras do homem salvo podem determinar se ele será ou não recompensado na era vindoura do milênio. Note bem, além da salvação eterna existe uma recompensa, uma glória vindoura, uma coroa e um trono para nós. Se uma pessoa for fiel e obediente a Deus, irá obter esses “galardões”, mas se for infiel e insubmissa, esse cristão perderá a sua recompensa.

Portanto, não dizemos que as obras sejam inúteis. Dizemos, sim, que as obras são inúteis no que se refere à salvação eterna. Deus não pode permitir que o homem seja salvo pela sua própria obra. Deus só decide sobre salvação ou perdição do homem por meio de crer ou não no Seu Filho. Ele também não permitirá ao homem ser recompensado pela sua fé. Deus nunca salvará uma pessoa por ela ter méritos, e Ele nunca recompensará alguém que não tenha mérito.

O homem deve vir diante de Deus totalmente carente e sem mérito para que Ele o salve. Contudo, após a salvação, temos de ser fiéis, e temos de esforçar-nos para produzir boas obras por meio de Seu Filho Jesus Cristo, a fim de obtermos a recompensa.

0 comentários:

Postar um comentário