segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROSEGUINDO PARA O ALVO, PELO PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS

O problema de hoje com os filhos de Deus é que eles exaltam demais a salvação; tudo o que vêem é simplesmente a salvação. Muitos acham que somente quando cuidarem das suas obras é que poderão ser salvos. Como resultado, eles não têm tempo para perseguir a recompensa. Que Deus seja misericordioso conosco para que possamos compreender que a questão da salvação já está resolvida. Ela não pode mais ser abalada, pois ela já foi cumprida pelo Senhor Jesus. A salvação eterna está totalmente concretizada.

O cristão deve estar empenhado, hoje, é com a recompensa que está diante de nós. Haverá uma grande diferenciação no reino: Alguns terão glória, e alguns não terão glória. Agora precisamos ver sobre que base a recompensa é dada. A Palavra de Deus diz que a recompensa é dada por causa da obra. Assim como a Bíblia diz claramente que a salvação é pela fé, da mesma forma a Bíblia diz claramente que a recompensa é pela obra de cada um.

A Bíblia revela-nos que a salvação é pela fé dos pecadores, e a recompensa é pela obra dos cristãos. Ninguém deve confundir as duas coisas. Romanos 4:4 diz: “O salário que o trabalhador recebe não é um presente, mas é o pagamento a que ele tem direito por causa do trabalho que fez”. Portanto, dar uma recompensa a alguém que trabalha não é graça, mas uma dívida. Em outras palavras, como alguém pode obter uma recompensa? A recompensa vem pelas obras e não pela graça.

Apocalipse 2:23 diz: “Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com o que tiver feito”. Em outras palavras, Ele recompensará a cada um segundo as obras. É claro que essa obra não é nossa própria obra. Nós apenas produzimos obras porque o Espírito Santo que vive em nós se encarrega de nos ajudar a produzi-las. Todo o capital origina-se em Cristo. Todo o poder também origina-se em Cristo. Mas alguns permitirão ao Senhor trabalhar em seu interior, e outros não.

A Bíblia distingue claramente salvação de galardão. Ela nunca confunde a fé com a obra. Sem fé, o homem não pode ser salvo. Sem as obras, o homem não pode ser recompensado.

A RECOMPENSA É O REINO DOS CÉUS

Na Bíblia as palavras faladas, quer pelo Senhor Jesus, quer pelos apóstolos, acerca da recompensa e do reino, não foram faladas levianamente, da mesma forma que também não se falou assim acerca de dom e vida eterna.  Quando o Senhor diz, no Evangelho de João, que Ele dá a vida eterna para as Suas ovelhas, Ele está falando a realidade e não palavras vazias (Jo 10:28). 

Romanos 6 diz que o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor (v 23). Está tão claro que o dom de Deus é a vida eterna, porque confundir? Então, que é a recompensa? A Bíblia mostra-nos claramente que a recompensa é a coroa, o trono e o reino dos céus. O reino dos céus é a nossa recompensa.

Mateus 16:27 diz: “Pois o Filho do Homem virá na glória de seu Pai com seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez”. Há dois fatos importantes aqui: 1º- o homem será recompensado de acordo com suas obras. A questão da recompensa é inteiramente baseada nas obras. 2º- Em que momento a recompensa será distribuída? Ela será distribuída quando Cristo vier na glória de Seu Pai com Seus anjos, aquele será o tempo em que Ele estabelecerá Seu reino sobre a terra. Portanto, somente quando o reino iniciar é que a recompensa iniciará.   

Apocalipse 11:15 diz: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”.

O versículo 18 diz: “Na verdade, as nações se enfureceram; chegou o momento de mostrares a tua ira e à hora de os mortos serem julgados. Chegou o momento de recompensares os teus servos, os profetas, e todo o teu povo, e todos os que te temem, tanto os importantes como os humildes. Chegou o momento de destruíres os que matam pessoas na terra”. Esse versículo mostra-nos claramente que quando o Senhor tornar-se o Rei e o reino do mundo tornar-se o reino de nosso Senhor e do Seu Cristo, aquele será o tempo para se dar a recompensa aos santos vencedores.


            Em outras palavras, o tempo do reino é o tempo da recompensa. Quando o reino vier, a recompensa virá também! 

0 comentários:

Postar um comentário