quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O TEMPO DA RECOMPENSA

“Quando o Reino dos céus vier, a recompensa virá também”.

Há um aspecto importante que queremos destacar; a recompensa é obter a coroa e obter também o trono. Mas o que é uma coroa? Não é simplesmente um chapéu esculpido em ouro e enfeitado com diamantes. Esse tipo de coroa pode ser adquirido com algum dinheiro. Uma coroa, biblicamente falando, representa uma posição no reino dos céus. Ela também representa glória no reino.

Se a coroa for apenas um objeto, ela não significaria muito. Se alguém tiver muito dinheiro, poderia mandar fazer uma coroa preciosa. Se não tiver dinheiro, pode fazer uma coroa de bronze ou de ferro. Mesmo alguém muito pobre, pode ainda confeccionar uma coroa de pano. Porém, esse tipo de coroa não terá qualquer significado no reino. Uma coroa representa algo. Quando alguém perde a coroa, ele perde aquilo que a coroa representa. Temos que ver que a coroa é o símbolo do reino. 

O que é o trono? A Bíblia mostra-nos que os doze apóstolos irão sentar-se em doze tronos. Assim como a coroa é uma recompensa para os vencedores, o trono também o é. Portanto, o trono também é um símbolo do reino. Ele representa uma posição no reino, autoridade no reino, e a glória no reino. O trono e a coroa em si mesmos não são significativos; eles existem apenas para representar o reino. Em outras palavras, a recompensa é o reino. A Bíblia mostra-nos claramente que a recompensa é simplesmente o reino.

JULGAMENTO NO TRONO DE JULGAMENTO DE CRISTO

Como Deus nos dará a recompensa? A época de sermos recompensados é quando Cristo vier novamente para executar o julgamento. Pedro nos diz que o julgamento começa pela casa de Deus. No futuro, antes de julgar as pessoas no mundo, Deus julgará primeiramente os cristãos.

A respeito de que Deus nos julgará? Ele não irá julgar-nos quanto à salvação ou perdição eterna; esse julgamento já foi realizado na cruz. Todos os nossos pecados foram julgados na cruz, e o problema da perdição eterna foi resolvido. Contudo, nós, cristãos, seremos julgados no futuro e esse julgamento determinará se teremos ou não participação no reino milenar.

Para alguns, não somente não haverá participação no reino, como também haverá punição. Naquela ocasião, Cristo estabelecerá o trono de julgamento, e Ele julgará ali os seus crentes. Nesse ponto é importante que façamos a leitura de alguns versículos que nos esclarecem acerca desta questão. A Segunda Epístola aos Coríntios 5:10 diz: “Porque todos nós temos de nos apresentar diante do tribunal de Cristo para sermos julgados por ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mal na sua vida aqui na terra”(NTLH).

Cada um de nós que cremos no Senhor seremos levados diante do trono de julgamento de Cristo. A palavra “trono de julgamento” é bema no original grego. Significa uma plataforma elevada. Bema é o lugar onde as questões são decididas na família. Graças a Deus que a questão da nossa vida eterna ou morte eterna foi decidida, mas ainda seremos julgados. Esse julgamento não é para determinar nossa vida ou morte eternas. É para determinar nossa posição no reino de Cristo.

Existem muitos outros versículos que nos mostram a verdade a respeito do tribunal de Cristo. A Primeira Epístola aos Coríntios 3:8 diz: “Pois não existe diferença entre a pessoa que planta e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito”. O assunto aqui é como cada um será recompensado segundo o seu próprio trabalho. O versículo 10 diz: “Usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado”.

No verso 11 vemos o porquê desse cuidado ao edificarmos: “Porque Deus já pôs Jesus como o único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado.” O fundamento é Jesus Cristo. O próprio trabalho de cada um é a maneira de cada um edificar. Isso é determinado pelo material que utilizamos. Os versículos 12 a 15 dizem: “Alguns usam ouro, prata ou pedras preciosas para construírem em cima do alicerce. E ainda outros usam madeira ou capim ou palha”.

“O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho”.

“Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa”.

“Mas, se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perderá a recompensa. Porém ele, mesmo assim, será salvo, como um tição tirado do fogo”.

Essa passagem mostra-nos que cada um dos que estão edificando sobre o alicerce são pessoas salvas. A obra que alguns edificam permanecerá porque essa obra foi realizada com materiais nobres fornecidos por Deus. Já, a obra de alguns foi feita com materiais perecíveis característicos do esforço da carne em realizar o trabalho de Deus. Esses sofrerão perda e não serão recompensados, muito embora eles ainda estejam salvos por causa da graça de Deus.

Esse julgamento não será para determinar se pereceremos ou não, mas para determinar se receberemos ou não uma recompensa.

0 comentários:

Postar um comentário