segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O TRATAMENTO DE DEUS PARA COM OS PECADOS DOS CRENTES

Temos de distinguir duas coisas na Bíblia: a disciplina de Deus sobre os cristãos nesta era e a salvação deles na eternidade. O livro aos Hebreus registra a questão da disciplina dos crentes, quais os tipos de pessoas que Deus disciplina e qual é a finalidade dessa disciplina.

O MOTIVO E O OBJETIVO DA DISCIPLINA

Hebreus 12:5-6 diz: Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como sendo vocês filhos dele? Pois ele disse: “Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o corrige e não desanime quando ele o repreende. Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho”. Aqui vemos claramente que o motivo da disciplina é o amor de Deus. Aqueles que recebem a disciplina de Deus são os filhos de Deus. Se uma pessoa não for filho de Deus, Ele não irá discipliná-la.

Você nunca encontrará na Bíblia que Deus disciplina um incrédulo. Deus não gasta Seu tempo e energia para disciplinar todas as pessoas desta terra. Ocorre o mesmo conosco. Nós não disciplinamos os filhos de nossos vizinhos, somente disciplinamos nossos próprios filhos. Portanto, a esfera da disciplina de Deus limita-se somente aos cristãos, e o motivo da disciplina é o amor. Não é porque odeia o homem, que Deus o disciplina. Ele disciplina o homem por amá-lo. Apocalipse 3:19 diz: “Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam”.

Hebreus 12:7-8 diz: “Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai? Se vocês não são corrigidos como acontece com todos os filhos de Deus, então não são filhos de verdade, mas filhos ilegítimos”. Portanto, a esfera da disciplina limita-se somente aos filhos de Deus.

Devemos observar qual o motivo da disciplina. O escritor da epístola aos Hebreus nos diz, pelo Espírito, que: “Os nossos pais humanos nos corrigiam durante pouco tempo, pois achavam que isso era certo, mas Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da sua santidade” (Hb 12:10). Isso nos mostra o propósito da disciplina. Não é porque o nosso Pai celestial gosta de disciplinar-nos que Ele o faz. Tampouco é porque Ele queira que soframos. Ele nos disciplina a fim de podermos participar da Sua santidade.

Se um cristão vive de uma maneira muito relaxada na terra, sem manifestar a natureza e a santidade de Deus, a mão de Deus recairá pesadamente sobre ele. Deus não gosta de nos açoitar, Seu propósito é ter Sua santidade manifestada em nós.

Há uma grande diferença entre punição e disciplina. A disciplina de Deus sobre Seus filhos não é, de forma alguma, uma punição. Mesmo quando Deus os castiga, esse castigo não é uma punição, mas uma disciplina. A disciplina tem um objetivo definido, que é para que possamos participar da Sua santidade, para que não vivamos nesciamente dia a dia.

Após um cristão crer no Senhor Jesus, embora ele nunca vá perder sua salvação, ele pode receber um severo castigo de Deus. Nunca devemos pensar que um cristão pode fazer tudo o que ele queira. A Bíblia nos diz claramente que após um cristão ser salvo, mesmo que esteja derrotado e caído, ele não perecerá eternamente e não irá perder a vida eterna. Entretanto, ele receberá a correção de Deus, hoje, na terra.

Se após um cristão receber, pela fé, a salvação, ele passar a ter um comportamento pecaminoso, dando vazão às suas concupiscências, cometendo pecados, e por causa disso não possuir a santidade de Deus, o Senhor estenderá Sua mão e o disciplinará por meio do seu ambiente, sua família, sua saúde, e seus planos futuros. Ele poderá encontrar dificuldades na sua família. Ele poderá experimentar muita doença e infortúnio em seu ambiente.

O propósito de Deus, ao permitir que essas coisas lhe sobrevenham, não é puni-lo; elas acontecem não para causar-lhe dificuldades, mas para fazê-lo participar da santidade de Deus. Essa é a compreensão adequada do processo da salvação de Deus.

Os crentes coríntios não estavam respeitando a reunião da mesa do Senhor. Eles não respeitavam o Corpo do Senhor, e tratavam a ceia levianamente. Quais foram os resultados de tais coisas? Paulo diz e 1 Coríntios 11:29 e 30: “Pois quem come e bebe, sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes, e não poucos que dormem”. Eles não deram ao Senhor Jesus o devido respeito. Eles não tiveram o discernimento correto sobre a morte do Senhor e por isso se comportavam de forma inadequada no Corpo de Cristo. Isso resultou em fraqueza, em doença, e mesmo em morte. Após terem pecado, Deus os disciplinou.

O versículo 32 diz: “Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo”. Há um objetivo na disciplina de Deus. Ela visa salvar-nos da condenação no futuro. Deus nos disciplina para que não caiamos na condenação que o mundo receberá. Em outras palavras, a disciplina preserva nossa salvação.

0 comentários:

Postar um comentário