quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ALGUNS SERVOS DE DEUS SERÃO JULGADOS NA ERA VINDOURA

“Qual é a nossa escolha: ser disciplinado hoje, na era da graça, ou no futuro, na era da justiça?”

Vamos iniciar vendo alguns versículos que falam dessa disciplina futura. Lucas 12:45-48 diz: “Mas se aquele servo disser consigo mesmo: Meu senhor tarda em vir, e passar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo um dia em que ele não o espera, e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis. Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez cousas dignas de reprovação, levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”.

A primeira coisa nestes versículos que precisamos decidir é se o servo, aqui, pertence ou não ao Senhor. Ele é cristão? Ele é salvo? Sem dúvida o servo aqui é salvo. Como podemos afirmar isso? Primeiro, porque no Novo Testamento, Deus nunca considera os que não pertencem à Sua família como Seus servos. Se um homem não é filho de Deus, ele não está qualificado para ser um servo de Deus. Portanto, o servo aqui referido, certamente é alguém salvo.

Há uma segunda evidência de que o servo em Lucas 12:45-48 é salvo. A prova está nos versículos anteriores. Os versículos 42-44 dizem: “Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Verdadeiramente vos digo que lhe confiará todos os seus bens”. Está claro que o servo nos versículos 43 e 44 é o mesmo servo do versículo 45. Uma mesma pessoa pode ser um servo bom, assim como pode ser um servo mau. Esse servo pode ter dois pensamentos diferentes.

Se ele for fiel ao encargo do senhor da casa e der aos conservos o sustento a seu tempo, o senhor o recompensará bem e confiar-lhe-á todos os seus bens. Mas, se o servo disser em seu coração: “Meu senhor tarda; posso agir da maneira que quiser”, e começar a espancar os criados e as criadas, o senhor virá e julgará suas atitudes más. Isso prova que uma pessoa salva pode tanto ser um servo bom como um servo mau.

Se, infelizmente, uma pessoa salva tornar-se um servo mau, qual será o seu fim? O versículo 46 diz: “Virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera, e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis”. Esse castigo ocorrerá nesta era ou na era vindoura? Qual é o dia e a hora que o servo não sabe? Isso tem a ver com o tempo da volta de Jesus, isso é algo no futuro.

O Senhor diz que um servo pode ser fiel ou infiel, e um servo infiel não somente perderá a recompensa, como também será punido. Deus não deixa que passem despercebidos os que não fazem a Sua vontade, porque a Sua Palavra está aqui. Aqueles que a conhecem e não fazem o que o Senhor quer serão punidos com muitos açoites, além de perder a recompensa do reino. Aqueles que não a conhecem, mas fizeram coisas dignas de açoites, receberão açoites, contudo, receberão poucos açoites. Pois para todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e para aquele a quem muito foi confiado, muito mais lhe pedirão. Essa é a regra da futura punição de Deus. Lucas 12:47-48 estabelece para nós a questão da punição futura dos cristãos diante de Deus.

Isso pode soar de forma estranha aos seus ouvidos, mas quero lhes dizer que sou apenas um pregador da Palavra de Deus. Responsabilizo-me por falar apenas o que a Bíblia diz. Não me responsabilizo pelo que a Bíblia deveria dizer. Hoje, alguns podem perguntar por que os cristãos precisam ser castigados no futuro. Eu não sei. Você mesmo deve perguntar ao Senhor. Estou apenas dizendo o que a Bíblia diz. Essa é a palavra do Senhor.

Vamos ler Colossences 3:23-25: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisso não há acepção de pessoas”. O contexto dessa passagem deixa claro que esses versículos referem-se a cristãos, não a incrédulos.

Os versículos que vêm antes dessa passagem dizem como um cristão deve ser uma esposa, um marido, um pai ou uma mãe, um filho ou uma filha, um senhor ou um escravo. Em seguida Paulo diz que se um cristão comete injustiça, receberá o que injustamente fez, pois não há acepção de pessoas. Isso nos mostra claramente que um cristão receberá a recompensa no trono de julgamento de Cristo. Se ele comete injustiça hoje, receberá recompensa segundo o que tiver feito injustamente. Se agir de forma justa, ele receberá recompensa segundo a sua justiça.

Portanto, não podemos dizer que os cristãos não receberão certa porção de disciplina e punição na era vindoura.

0 comentários:

Postar um comentário