segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Vontade de Deus é o Cumprimento do Seu Plano

A vontade de Deus é não apenas o desejo do Seu coração e a Sua mescla com o homem, mas também o cumprimento do Seu plano. Geralmente, estamos habituados a diminuir e subestimar a vontade de Deus. Muitas pessoas perguntam: “É a vontade de Deus que eu vá a determinado lugar hoje? É a Sua vontade que eu procure um médico para a minha doença? É a Sua vontade que eu procure esse emprego? Nós, míseros seres, nunca conseguimos esquecer de nós mesmos quando mencionamos a vontade de Deus, nem podemos separar-nos das questões triviais da vida. Sempre vislumbramos a vontade de Deus sob o ponto de vista terreno, a partir da nossa situação atual e de nós mesmos.

Na realidade, nenhuma dessas questões triviais da vida pode equiparar-se à vontade de Dele! Ela cumpre o Seu plano eterno. O livro de Efésios revela-nos o desejo do coração de Deus e o Seu plano. Na eternidade Deus tinha um plano, que Ele propôs cumprir. Esse plano é a Sua vontade. Portanto, a vontade de Deus é para o cumprimento do Seu plano. Todas as obras de Deus no universo são segundo a Sua vontade e para o cumprimento do Seu plano.

Por isso, se quisermos entender a vontade de Deus, o pré-requisito é que devemos conhecer Seu plano eterno. Devemos ter clareza a respeito do que Deus vai fazer na terra, nesta era e nesta localidade. Quando temos clareza sobre essas questões, estamos qualificados, então, a tocar a vontade de Deus e verificar qual é a Sua vontade para nós hoje.

Alguns cristãos, que certamente nasceram de novo e percebem que são filhos de Deus, ignoram o que Deus está fazendo neste universo, o que é a Sua economia na terra e qual o Seu mover para hoje. Eles são até mesmo indiferentes a tudo isso. Eles mesmos, o seu viver diário e ainda os seus negócios são todos para si mesmos, não para Deus. Estão completamente alheios à economia de Deus. Todavia, oram diariamente pela vontade de Deus em seu próprio viver, comportamento e carreira. Consequentemente, o resultado da sua petição é algo da sua própria vontade, não de Deus. Não conhecem o plano de Deus nem estão nele. Quem age assim não tem nenhuma condição de entender a vontade de Deus.

Para entender a Sua vontade, o problema básico que devemos resolver é perceber que Deus, a quem pertencemos e a quem servimos, tem um plano grandioso no universo. Ele deseja um grupo de pessoas para a edificação do Corpo de Cristo, um homem coletivo para ser a Noiva mística do Seu Filho. Além disso, devemos conhecer o que Ele gostaria de fazer em nossa localidade. Se tocarmos o plano de Deus o nos posicionamos de modo comprometido com esse plano, estaremos tomando a economia de Deus como a nossa carreira. Assim, quando nos ocuparmos com os negócios, ensinarmos ou fizermos seja o que for, seremos pró-economia de Deus; todo o nosso viver e todas as nossas ações serão para a Sua economia. Então, teremos a base e a qualificação para tocar a vontade de Deus e ter clareza sobre a Sua orientação relativa a todos os negócios da vida diária.

Por isso, cada um de nós primeiramente deve perguntar-se: “Vejo claramente a economia de Deus nesta terra? Vejo claramente o que Deus quer fazer nesta localidade hoje? Embora até mesmo busquemos o crescimento de vida, a comunhão de vida e a presença do Senhor, sem conhecer a Sua economia, tudo isso nos proporcionará somente um pouco de desfrute espiritual para nós mesmos, e teremos pouco da vontade de Deus.

Quando não vemos claramente o plano de Deus, estamos somente recebendo o Seu cuidado providencial, e não sob a Sua vontade, embora Ele cuide dos nossos negócios e de nosso viver. Quando um cristão tem uma visão clara a respeito do plano eterno de Deus, ele não ousa tomar o termo “vontade de Deus” de maneira leviana. Ele não se referirá às situações triviais como sendo a Sua vontade. Poderá apenas falar dessas questões como o cuidado de Deus por nós.

1 comentários:

Anônimo disse...

Como é rico essa explanação, queremos sempre que ao nosso ego seja suprido, nosso querer, carros, casas, bens materiais, conforto, mas será que queremos a Cruz, ou queremos ser o grupo só da Glória?
Muito a se pensar de tudo isso, até quando temos realmente feito a vontade de Deus?

Postar um comentário