quinta-feira, 10 de maio de 2012


PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS

No Evangelho de João lemos as palavras do Senhor Jesus dizendo: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3). Da mesma forma Ele disse no versículo 5: “Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. 

As palavras do Senhor aqui são uma clara revelação de que a regeneração é a única entrada para o reino de Deus. A fim de ver e adentrar nele, precisamos nascer de novo.

Não há qualquer outra maneira pela qual possamos entrar no reino de Deus. O reino de Deus é o Seu reinado. É um domínio divino onde alguém entra, uma esfera que requer vida divina. Somente tal vida pode perceber as coisas divinas. Ver o reino de Deus ou entrar nele requer, portanto, a regeneração com a vida divina.

Um reino está sempre relacionado à vida. O reino vegetal está relacionado à vida vegetal, e o reino animal à vida animal. Quem quiser participar de determinado tipo de reino, precisa, primeiro, da vida desse reino. Somente os pássaros podem ter parte no reino dos pássaros, porque somente eles possuem a vida de um pássaro. Semelhantemente, apenas os homens podem participar do reino humano, pois somente eles possuem a vida humana. Sendo assim, sem a vida de Deus, como poderíamos nós, algum dia, partilhar do reino de Deus?

Somente a vida divina está qualificada para estar no domínio divino. Somente a vida de Deus satisfaz as exigências do reino de Deus. Como pode a nossa vida humana conhecer as coisas divinas do reino de Deus? Como pode ajustar-se ao reino divino? É impossível! Precisamos da vida divina. Precisamos nascer de novo. A regeneração é o único meio, a única entrada para o reino de Deus.

A vida divina nos introduz no reino de Deus. Todos nós nascemos no reino humano. Ninguém jamais foi naturalizado no reino do homem. Quando um cão nasce, por exemplo, ele imediatamente se encontra no reino dos cães. Ele sabe tudo sobre ser um cão. Não há necessidade alguma de alguém ensiná-lo a ser um cão. Ele já sabe tudo sobre ser um cão por nascimento. É por isso que o Senhor Jesus disse a Nicodemos que ele precisava nascer no reino de Deus.

Ninguém pode entrar no Seu reino aprendendo ou sendo naturalizado. Embora possa ser naturalizado cidadão uma nação, nunca poderá entrar num reino por ser naturalizado. Colossenses 1.13 diz que “Deus nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”. Fomos transportados pela regeneração e agora estamos no reino de Deus.

O Senhor Jesus falou aos seus discípulos que eles deveriam buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas lhes seriam acrescentadas. Por isso, vemos que a primeira necessidade da humanidade é a regeneração.

 A Economia de Deus consiste em que o homem possua vida divina e seja um com o Criador em vida e natureza para o cumprimento e realização de Seu eterno propósito. O propósito de Deus é ter um grupo de pessoas que foram regeneradas por Sua vida divina e que são o mesmo que Ele é, tanto em natureza como em vida.

A fim de cumprirmos isso, precisamos ser regenerados. Precisamos possuir Sua vida divina. Entramos no reino somente pelo nascimento, nunca por obras. Um pássaro, por exemplo, está no reino dos pássaros somente por nascimento; um peixe nunca poderá entrar no reino dos pássaros por meio de qualquer tipo de obra. 

Assim, o primeiro aspecto do Senhor, tornando-se nossa vida, destina-se a dar-nos a vida divina por meio de um nascimento divino, que é a única maneira de participarmos das coisas do reino.    
Esse é o propósito do Novo Nascimento!

0 comentários:

Postar um comentário