segunda-feira, 22 de março de 2010

UMA VIDA COM QUALIDADE TOTAL

Diante de tudo o que temos visto, qualidade de vida começa de dentro para fora. De nada resolve abraçar uma nova filosofia de vida, ou adotar uma nova escala de valores; é preciso ter uma nova vida, a vida de Deus. Ter qualidade de vida interior é receber a vida de Deus em nosso espírito e permitir que essa vida atue em cada área de nosso ser.

As religiões, quaisquer que sejam, operam no princípio “de fora para dentro”, ou seja, tratam de adaptar as pessoas a um sistema, impondo-lhes regras, ordenanças e mandamentos. Normalmente, logo que alguém se torna membro de uma religião ele receberá uma lista das coisas que não pode fazer, invariavelmente maior do que a lista do que pode fazer. Isso não muda o homem na sua essência, apenas na aparência.

Entretanto, o princípio de Deus é totalmente diferente. A Bíblia nos mostra que Deus primeiramente quer entrar em nosso espírito e, a partir daí, expandir-se por todo nosso ser. Quando Ele, como o Espírito que dá vida, vem para dentro de nós, nosso espírito é vivificado. Aquele órgão que estava amortecido e sem uso é enchido pela vida divina, é iluminado para ver o sentido da vida.

Este é o significado de ser um cristão genuíno: é ser alguém que recebe a vida de Deus. Tudo o que ele faz tem como realidade a vida de Deus sendo dispensada para sua pessoa. Sua preocupação não é adquirir conhecimento a respeito de Deus, mas conhecer o próprio Deus, o coração de Deus, a vontade de Deus; seu contato com a Palavra de Deus é como uma refeição espiritual, que alimenta e supre interiormente.

Dessa maneira Deus tem caminho para se expandir do espírito para a alma. Sua mente, que antes estava constantemente ocupada com dinheiro, sexo e preocupações várias, agora passa a pensar em Deus e em “tudo que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” (Fp. 4:8).

Sua emoção, que antes era controlada por sentimentos de ódio, de ambição desmedida, de egoísmo, por depressões intermináveis, agora é cheia de gratidão a Deus, de amor ao próximo, de alegria interior. Sua vontade, que antes era governada pelo pecado e o levava a tomar decisões que o prejudicavam tremendamente, agora escolhe a Deus antes de tudo.  

Sendo o homem um ser composto de corpo, alma e espírito, ele necessita ser suprido em cada uma dessas áreas. Todos concordam que precisamos de alimento, líquidos e moradia para garantir nossa vida física, e isso é chamado de necessidades básicas. Além disso, como pessoas que pensam, têm sentimentos e vontades, também procuramos ser supridos na instância da alma; queremos amar e ser amados, queremos conhecer os mistérios do universo e dominá-los para nosso benefício, queremos nos alegrar e ter prazer.

Nesse sentido, e para se alcançar o que se costuma chamar de qualidade de vida, as pessoas gastam seu tempo, dinheiro e energia, na busca de um “suprimento adicional” para o seu físico e psique: uma casa mais confortável, bens materiais de melhor qualidade, academias de ginástica, massagens, dietas especiais, viagens, entretenimento.

Não estamos dizendo que essas coisas sejam ruins ou que estas aspirações sejam ilegítimas, mas nada disso é suficiente se a parte mais interior do homem permanecer negligenciada. Se o espírito do homem continua vazio, o homem como um todo fica desequilibrado. Entre as partes que nos constitui, o espírito é o fator humano essencial.

Somente quando somos libertados da acusação do pecado e resolvemos nosso problema de relacionamento com Deus é que há possibilidade de alcançar harmonia com nós mesmos e equilíbrio em nosso relacionamento com as pessoas e fatos que nos cercam. Afinal, fomos criados exatamente para isso: para receber a vida de Deus em nosso espírito, viver por essa vida e expressar o próprio Deus em nosso viver.

Eis-nos aqui diante de uma porta aberta, uma porta que leva ao equilíbrio de uma vida centrada em Deus. Não se trata de promessas de enriquecimento, de arrumar casamento ou conseguir emprego, mas de ser preenchido interiormente pela vida de Deus. Compete a você a decisão de viver ou não essa vida com qualidade total.  

1 comentários:

Anônimo disse...

A Luz da Verdade , a revelação que Ele nos traz a cada dia nos fortalece e nos permite a viver uma vida de qualidade total,deixando que o governo de Deus invada nossso espirito, manifestando a justiça e a vontade de Deus sobre nossas vidas!K.K

Postar um comentário