segunda-feira, 16 de agosto de 2010

APOCALIPSE, UMA PROFECIA PARA O TEMPO DO FIM

O livro de Apocalipse desperta sentimentos diversos nas pessoas, como medo ou mera curiosidade. Há quem o despreze, enquanto outros, apesar de não entendê-lo, respeitam-no; há os que são atormentados com as figuras de animais e prenúncios de sofrimento, enquanto outros são encorajados com as palavras de amor e consolo desse livro.

Há os que se preocupam com o anticristo, e há os que voltam o coração para Cristo. Sem dúvida, é impossível permanecer indiferente ao livro de Apocalipse. O último livro da Bíblia encerra toda a revelação de Deus e narra o fim de todas as coisas. De maneira muito clara e detalhada, encontramos nesse livro o registro do fim da história da humanidade e do destino de cada pessoa.

Tudo isso está em um livro fechado com sete selos, os quais ninguém pode abrir. No entanto, vemos que nesse tempo do fim os selos estão se abrindo e o Espírito da verdade está nos revelando as coisas que estão ocultas e misteriosas. Estaremos tratando desse livro nas páginas do “Diários do Reino” de forma resumida, mas cremos que o Senhor Jesus nos ajudará a entender o que está escrito nele.

Não pretendemos saciar a curiosidade de ninguém, mas pretendemos ajudar as pessoas a decidirem como enfrentar o fim dos tempos, como se posicionar diante dos fatos que, muito em breve ocorrerão. Nosso presente e nosso futuro dependem de nossa decisão.

A INTERRUPÇÃO DA HISTÓRIA DE ISRAEL

O povo de Israel, apesar de ser o povo escolhido de Deus, rejeitou o Senhor Jesus Cristo, não reconhecendo que Ele era o Messias esperado, conforme está escrito no Evangelho de João: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (Jo 1:11). Por causa disso, a porta da salvação foi aberta para os gentios.

Deus havia escolhido Israel dentre todas as nações para ser Sua propriedade particular, uma nação santa que deveria expressá-lo e ser Seu Reino aqui na terra. Mas por terem os judeus rejeitado o Cristo de Deus, essa “função” de ser povo de Deus para expressá-Lo na terra foi transferida para a igreja. Por isso, Deus desviou Sua atenção de Israel para a igreja.  Evidentemente, Deus continua cuidando de Israel, que jamais deixará de ser Seu povo escolhido; no entanto, Sua preocupação está totalmente voltada para a igreja.

Desde a crucificação de Cristo até o final desta era, a história de Israel está suspensa diante de Deus. Neste intervalo, é da igreja a responsabilidade de levar a cabo o propósito eterno de Deus. Para isso, a igreja deve cumprir sua missão de pregar o “evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim” (Mt 24:14).

Se nós, cristãos, a igreja do Senhor, não estivermos conscientes dessa responsabilidade e continuarmos vivendo para nós mesmos, cuidando apenas de nossos interesses, o Senhor, lamentavelmente, terá de tardar Sua volta. Mas se diligentemente pregarmos o evangelho, ensinarmos a verdade e edificarmos o Corpo de Cristo, até que todos os cristãos cheguem à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4: 12, 13), seremos os que não somente esperam, mas principalmente apressam a vinda do dia de Deus (2 Pe 3: 12).

Nos próximos dias daremos continuidade ao tema proposto. Paz seja contigo! 

1 comentários:

Andrea disse...

Quem ainda estiver indeciso qual caminho seguir a hora de se decidir é agora. Não há mais tempo de ficar de igreja em igreja procurando o melhor lugar, ou o pastor que seja legal, ou que fale aquilo que você quer ouvir, estamos no tempo do fim. Temos que ter medo? Não, temos que ter temor e amor pela Palavra de Deus!

Postar um comentário