segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O QUINTO SELO

De acordo com Apocalipse, os quatro primeiros selos começaram quase que ao mesmo tempo e terminarão ao mesmo tempo. Como vimos anteriormente, os primeiros quatro selos desvendam a era do Novo Testamento, a era da pregação do evangelho. Deus tem um único propósito nesta era: que o evangelho do reino seja pregado a fim de que a igreja seja produzida e edificada para o cumprimento do Seu plano eterno.

Quando o evangelho do reino (Mt 24:14), o evangelho que traz as pessoas para o senhorio, para o reino, para o governo de Deus, for pregado a toda a terra, a igreja será plenamente edificada e, então, virá a era do reino. Por fim, o propósito eterno será totalmente cumprido e virá o novo céu e a nova terra com a Nova Jerusalém, por toda a eternidade. Essa é uma visão geral de toda a história do universo.

João continua narrando a abertura dos sete selos do livro: “Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam” (Ap 6:9). O quinto selo está relacionado ao martírio dos cristãos desde o primeiro século até o tempo próximo do fim desta era, provavelmente incluindo o martírio dos santos do Antigo Testamento, de acordo com Mateus 23:34-36.

Milhares de pessoas fiéis ao testemunho do Senhor foram martirizadas. Durante a era da pregação do evangelho, muitos santos foram e têm sido mortos por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Estevão e a maioria dos apóstolos foram martirizados: o apóstolo João, por exemplo, foi exilado. Paulo foi encarcerado e, por fim, sentenciado à morte. Ao longo dos séculos, onde houve pregação do evangelho, houve martírio.

Entretanto virá o tempo em que Deus vingará Seus santos. Isso ocorrerá pelo exercício do justo julgamento de Deus sobre toda a terra, que está sob influência maligna.

CLAMAVAM DEBAIXO DO ALTAR

As almas dos que tinham sido mortos estavam debaixo do altar. Isso indica que, aos olhos de Deus, todos eles foram oferecidos a Deus como sacrifícios sobre o altar, derramando ali seu sangue e sua vida.

Apocalipse 6:10 e 11 diz: Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?” “Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles”.

As vestiduras brancas indicam que eles foram aprovados por Deus. Aqueles que “iam ser mortos” serão martirizados ao longo do reinado do anticristo, na grande tribulação (Ap 20:4).


           O clamor dos santos martirizados deve acontecer perto do final desta era. Hoje ainda estamos nos primeiros quatro selos, mas o dia de ser aberto o quinto selo está muito próximo. Por isso, devemos ser fiéis em pregar a Palavra de Deus e viver de modo a expressar Jesus, vivendo como os que realmente amam a Sua segunda vinda.

1 comentários:

Anônimo disse...

No meu ponto de leitura a abertura do quinto selo já se iniciou; pois é notório de que o que se nota no dia a dia da igreja,onde se vê uma só voz: Não aguentamos mais tanta calunia e mentira contra nós até quando, senhor Jesus isto ainda vai perdurar;Isto no meu ponto de vista tem haver com clamor por justiça;Como o clamor dos mártires em baixo do altar.

Postar um comentário