segunda-feira, 6 de setembro de 2010

COMPREENDENDO O CAPÍTULO SETE DE APOCALIPSE

O Novo Testamento indica que os primeiros vencedores, tais como o filho varão (Ap 12:5) e as primícias (Ap 14:4), serão arrebatados da terra pouco antes da abertura do sexto selo. Entretanto, ninguém sabe com precisão quando isso ocorrerá. O Senhor prometeu à igreja em Filadélfia que a guardaria da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra: “Vocês têm obedecido à minha ordem para agüentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra” (Ap 3:10).

Portanto, somente podemos afirmar o que a Palavra de Deus diz: o arrebatamento dos vencedores acontecerá antes da grande tribulação, ou seja, antes do anticristo se manifestar. Os que amam e buscam ao Senhor serão retirados da terra antes da abertura do sexto selo.

O capítulo sete (7) de Apocalipse, então, é uma inserção mostrando que antes da grande tribulação Deus fará duas coisas para preservar Seu povo: Ele selará o remanescente de Israel e arrebatará os redimidos da igreja. Para preservar o remanescente de Israel Deus irá selá-lo, guardando-o das calamidades da terra, e para preservar os santos redimidos e amadurecidos, Deus usará o arrebatamento.

Esses fatos, por um lado, ocorrerão no futuro, mas por termos conhecimento deles, devemos considerá-los como advertência. Se amamos a Deus e cremos em Sua Palavra, devemos viver em santo temor e tremor, como pessoas que amam e apressam a vinda do dia de Deus: “Esperem a vinda do Dia de Deus e façam o possível para que venha logo...” (II Pe 3:12).

Em lugar de vivermos indiferentes à vontade de Deus, devemos despertar e amar ao Soberano Criador, cuidando dos Seus interesses, pregando o evangelho do reino, andando e vivendo no espírito, edificando a igreja, enfim, vivendo para o cumprimento do propósito eterno de Deus.

O apóstolo Paulo nos adverte: “Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer” (Rm 13:11).

“Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará”.

“Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Ef 4:14-17).

0 comentários:

Postar um comentário