segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O SÉTIMO SELO DE APOCALIPSE

Nesta página vamos abordar o texto do Apocalipse que trata da revelação sobre o conteúdo do sétimo selo, o qual é apresentado nos capítulos 8 e 9, bem como em uma parte do capítulo 11. Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu por meia hora (8:1). Isso significa que algo importante e solene irá acontecer.

A abertura do sétimo selo estabelecerá o início da era da ira de Deus, quando todo pecado e rebelião começarão a ser julgados. Esse julgamento será realizado pelas “sete trombetas” (v. 2), que são reveladas no sétimo selo. O versículo (6) diz: Então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar. Isso somente acontece depois de as “orações dos santos” terem sido atendidas (Vs. 3-5).

A resposta dessas orações estão descritas no versículo 5: “Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e ouve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto”. Esses são os sinais do julgamento de Deus sobre a terra por meio das sete trombetas que se seguem. Deus irá julgar a terra, mas só o fará após receber as orações dos santos, pois são essas orações que mostram que a economia de Deus é realizada com a cooperação dos santos.

Isso pode ser visto no evangelho de Lucas 18: 7 e 8 que diz: Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: “Ele lhes fará justiça, e depressa”. Está claro que o julgamento de Deus se dará como uma resposta de Deus às nossas orações pedindo a Ele que faça justiça.

No fim dos tempos, a situação do mundo será totalmente contrária a Deus. Apesar de Ele, em Sua misericórdia e amor, ainda tolerar isso, haverá uma grande parte dos cristãos que não suportarão mais, e orarão ao Senhor perguntando-Lhe por quanto tempo ainda permitirá que isso perdure. A vontade de Deus no céu requer a oração dos santos, a fim de que seja cumprida na terra. Essas orações dos santos a Deus por intermédio de Cristo farão com que as sete trombetas sejam tocadas.

AS SETE TROMBETAS

As quatro primeiras trombetas são muito severas, mas não causam dano à humanidade diretamente. A primeira trombeta é o julgamento de Deus sobre a terra (Ap 8:7); a segunda atingirá o mar (Vs. 8 e 9); a terceira traz o julgamento sobre os rios e as suas nascentes (Vs. 10 e 11), e a quarta é o julgamento sobre a terça parte do sol, lua e estrelas (v. 12). No versículo 13 surge uma águia dizendo: “Ai, ai, ai dos que moram sobre a terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos”. Cada “ai” corresponde a cada uma das trombetas restantes. Ao soar da quinta trombeta terá início a grande tribulação, referida pelo Senhor Jesus em Mateus 24:21: “Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá”.

A GRANDE TRIBULAÇÃO

A grande tribulação, que durará três anos e meio conforme está revelado no livro do profeta Daniel 9:27; 7:25; e Ap 12:14, ou seja quarenta e dois meses (Ap 11:2; 13:5) ou mesmo mil duzentos e sessenta dias (Ap 11:3; 12:6), atormentará a humanidade diretamente, o que não irá acontecer antes da quinta trombeta. O primeiro “ai” refere-se ao tormento causado por gafanhotos que sobem do abismo (Ap 9:1-12). Naqueles dias, os homens procurarão a morte, mas ela fugirá deles (v. 6). Este será o tempo em que o anticristo governará sobre a maior parte da terra e perseguirá o povo de Deus, tanto judeus quanto cristãos.

O Senhor Jesus disse que jamais houve tempo de sofrimento como aquele (Mt 24:21). Onde estarão os cristãos nesse período? Ao contrário do ensino tradicional, nem todos os cristãos serão arrebatados antes da grande tribulação. Como vimos anteriormente, há uma condição a ser cumprida para que sejamos arrebatados: estar maduros. Os que não estiverem maduros até a época da quinta trombeta, serão amadurecidos pelo sofrimento e perseguição. Quando estiverem maduros, poderão ser arrebatados quase ao final dos três anos e meio.

A sexta trombeta revela a continuação deste período terrível para a humanidade. Diz a Bíblia que haverá uma reunião de duzentos milhões de cavaleiros vindos do Oriente (Ap 9:14-19; 16:12). Eles se reunirão para a batalha de Armagedom (Ap 16:12-16; 19:17 e 18). Armagedom, ou Vale do Megido, fica próximo a Jerusalém, e essas nações irão àquele local com o objetivo de saquear e tomar a Terra Santa. Mas, na verdade, isso é um arranjo soberano de sabedoria de Deus, pois dessa maneira todas as nações estarão reunidas, a fim de que o Senhor Deus possa julgá-las.

Apocalipse fala dessa reunião como o lagar da ira de Deus (Ap 14:19; 19:15), onde as “uvas”, que são as nações rebeldes contra Deus e sob a liderança do anticristo, serão pisadas pelo próprio Senhor: “Elas foram pisadas no lagar, fora da cidade, e correu sangue do lagar, chegando ao nível dos freios dos cavalos, numa distância de cerca de trezentos quilômetros” (Ap 14:20).

Continuaremos nas próximas páginas.

0 comentários:

Postar um comentário