segunda-feira, 13 de setembro de 2010

OS VENCEDORES (2)

Como vimos anteriormente, somos chamados para ser vencedores e todos podemos ser vencedores. Isso é uma grande notícia. Precisamos vencer hoje a fim de que, no Dia do Senhor, sejamos também considerados vencedores.

Os versículos 4 e 6 de Apocalipse 20 dizem claramente qual será a função dos vencedores no Reino Milenar. Dizem os versículos sobre os vencedores que eles “viveram e reinaram com Cristo durante mil anos (...) serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele os mil anos”. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo dizendo-lhe como devemos proceder, a fim de reinarmos com o Senhor: “Se perseveramos, também com Ele reinaremos; se o negamos, Ele por sua vez nos negará” (II Tm 2:12).

Se hoje perseverarmos em buscar o Senhor e Sua vontade, reinaremos com Ele na manifestação vindoura do Seu reino. Seremos co-reis e também sacerdotes de Deus e de Cristo. Aqui é importante destacar o seguinte: não é correto afirmar que todos os cristãos serão reis e sacerdotes no milênio, pois haverá muitos cristãos que serão disciplinados por mil anos no choro e ranger de dentes, por não terem amadurecido na era da igreja.

Durante o milênio, somente os cristãos vencedores serão reis e sacerdotes, isso é uma questão de justiça. Aqueles que reinarão com Cristo na manifestação do reino milenar estão entre os que hoje vivem na realidade do reino que é a igreja.

A participação no reino vindouro é comparada na Bíblia com o recebimento de uma coroa. A coroa é um prêmio que será dado ao cristão vencedor, é algo que será acrescentado à salvação que o Senhor nos deu. “Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre” (I Co 9:25).

Todos os que creram no Senhor têm garantida a sua salvação, mas não a coroa. Por isso, não podemos viver de qualquer maneira, indiferentes à vontade de Deus ou envolvidos com atividades mundanas que tomam grande parte de nosso tempo e desgastam nossa energia. Nós estamos numa corrida espiritual para alcançar a coroa incorruptível, e precisamos correr de acordo com as regras. Se os atletas, em uma disputa olímpica, em tudo se dominam a fim de conquistar um prêmio temporal, muito mais nós devemos ter uma vida restrita, a fim de conquistar uma coroa incorruptível e de peso eterno.

Este prêmio não é como a salvação, a qual é pela graça e mediante a fé (Ef 2:5); mas, é o prêmio da justiça, que é mediante as obras: “Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez” (Mt 16:27). Esse galardão será dado, não segundo a graça do Senhor, mas segundo Sua justiça. Se dia após dia vivermos em constante comunhão com o Senhor, certamente nossas obras serão conforme a Sua justiça. Isso nos qualificará a ganhar a coroa da justiça.

Paulo viveu dessa maneira, e ao final da sua vida pôde dizer: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (II Tm 4:8). Se nossa vida cristã hoje é cheia de justiça, que é Cristo manifestado em nossos atos cotidianos, aguardaremos com expectativa e alegria a volta do Senhor, a qual será motivo de consolo, encorajamento e premiação para os vencedores.

Veremos nos próximos dias outros tipos de galardão que estão prometidos aos cristãos vencedores.

0 comentários:

Postar um comentário