quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CONSIDERAÇÕES FINAIS A RESPEITO DOS GALARDÕES

Prosseguimos no estudo a respeito dos galardões e, buscando entender essa revelação, vamos destacar o que está escrito na segunda carta aos Coríntios, capítulo 5:10: “Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más”. Em Sua segunda vinda, Cristo julgará Seus crentes, não no tocante à salvação eterna, mas concernente ao galardão.

A salvação nos foi dada livremente, baseada na eterna redenção de Cristo (Hb 9:12) e em Sua escolha. Contudo, após sermos salvos, descobrimos que somos um problema para Deus e para nós mesmos. Sempre que desejamos ser fiéis ao Senhor, descobrimos que em nós, em nossa carne, há uma indisposição de seguir o Senhor; quanto mais queremos ser pacientes e santos, mais descobrimos nossa impaciência e pecaminosidade.

Para tratar com tudo isso, precisamos da cruz de Cristo. Então, Deus, em Sua sabedoria, deu a nós a possibilidade de alcançarmos um galardão, uma recompensa, como incentivo para que sejamos fiéis ao Senhor, vivendo e trabalhando para Ele.

A salvação é pela fé, não dependendo de obras (Ef 2:8-9), enquanto que o reino ser-nos–á dado de acordo com nossas obras. Em I Coríntios 3:8b, Paulo diz-nos: “Cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho”. Nos versículos de 9 a 13 o apóstolo esclarece que esse “‘trabalho” está relacionado à edificação da igreja sobre o único fundamento que é Cristo.

Ele diz no versículo 14: “Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão”. De acordo com o contexto, a obra que permanece é aquela que foi feita com ouro, prata e pedras preciosas, que simbolizam a obra do próprio Deus Triúno. Portanto, a edificação da igreja é o resultado do trabalho de Deus em nós, e isso ocorre por meio da operação da cruz e do negar a nós mesmos.

É muito comum encontrarmos cristãos que confundem os versículos que fazem referência ao galardão com os que se referem à salvação. Ao cometerem esse erro, é certo que chegarão à conclusão de que a salvação pode ser perdida. Cuidado para não se confundir! O galardão é a recompensa dada aos que tem as obras adequadas ao padrão celestial, diferentemente da salvação que é baseada na fé em Cristo Jesus e em Sua obra redentora.

Paulo não escreveu cartas aos cristãos de Corinto para ajudar pecadores a serem salvos, mas para ajudar os salvos a crescerem (I Co 3:6, 7), a edificarem com materiais preciosos (Vs 10, 12-14), a cuidar dos membros do Corpo (8:9-13) e a correr a corrida (9:24). Por isso, o galardão é mencionado várias vezes como um incentivo para o progresso dos crentes (3:14; 9:18, 24 e 25).

O Senhor Jesus encorajou e estimulou seus discípulos com a promessa do galardão, que será um desfrutar especial e íntimo, da pessoa de Cristo, por mil anos. Todos os que amam o Senhor devem ficar encorajados com essa revelação e, dessa forma, voltar-se para Ele buscando ser um vencedor.

0 comentários:

Postar um comentário