segunda-feira, 20 de setembro de 2010

OS VENCEDORES (4)

O Senhor procura entre os cristãos as pessoas que aceitem o Seu chamamento para ser um vencedor. A fim de que o Senhor possa voltar, Ele precisa desses que vencem a carne, Satanás e a degradação da igreja. Para que busquemos isso, Deus nos encoraja com o galardão no milênio, um desfrutar de coisas especialmente preparadas por Deus para os seus vencedores. Por isso vamos continuar a escrever a respeito dos vencedores e seus privilégios.

HERDAR A VIDA ETERNA

Há alguns cristãos que entendem a vida eterna como uma vida sem fim a qual receberemos após a morte. Mas de acordo com a Palavra de Deus, a vida eterna é a vida divina, a própria vida de Deus, que recebemos quando cremos no Senhor Jesus: “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (I Jo 5:11 e 12).

No reino milenar, os vencedores serão os primeiros cristãos que irão ter o gozo da vida eterna com o Senhor Jesus, de maneira íntima e completa. Como todos sabem, a salvação de um cristão é eterna, assegurada pelo Autor da Salvação conforme diz na Carta aos Hebreus 5:9: “e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser o autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”.

O que ocorrerá no milênio será um desfrutar especial da vida eterna para os vencedores, os cristãos maduros à época da volta do Senhor, e a disciplina para os que não buscaram crescer na vida divina.

TER O NOME NO LIVRO DA VIDA

Em Apocalipse 3:5 o Senhor Jesus diz: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. Está claro que, para que um nome possa ser apagado ele precisa ter sido registrado. O livro da vida contém o registro divino dos nomes dos escolhidos para participarem das bênçãos que Deus lhes preparou (Lc 10:20). Estas bênçãos nos serão dadas em três estágios: na igreja, no reino milenar e na eternidade.

As bênçãos no estágio da igreja, tais como o perdão de pecados, a redenção, a regeneração e a vida eterna, são porções iniciais, ou seja, todos os genuínos cristãos ganham essas bênçãos para iniciarem a sua vida espiritual. Se cooperarem com a graça do Senhor, eles amadurecerão em vida na era da igreja e essa maturidade terá um prêmio com o qual o Senhor os recompensará em Sua volta. Contudo, os cristãos que não amadurecerem nesta era não estarão prontos para entrar no reino milenar na volta do Senhor. Por conseguinte, durante o milênio o nome deles será apagado do livro da vida.

Depois de serem disciplinados pelo Senhor por mil anos, até amadurecerem, eles participarão das bênçãos divinas no estágio da eternidade. Então seus nomes voltarão a ser escritos no livro da Vida. Isso significa que todos os redimidos de Deus, cujos nomes estão neste livro e que tem participação nas bênçãos de Deus na era da igreja, “jamais perecerão eternamente” (Jo 10:28), ou seja, eles não perderão a benção divina da salvação pela eternidade.

Mas alguns que não cooperaram com o Senhor, na era da igreja, serão disciplinados durante o reino milenar, não participando do desfrute especial e íntimo do Senhor. Os nomes dos que viveram uma vida vencedora na era da igreja permanecerão no livro da Vida na era do reino e também pela eternidade.

COMER DA ÁRVORE DA VIDA

Herdar a vida eterna também significa que os vencedores comerão da árvore da Vida que está no paraíso de Deus (Ap 2:7). Por ser esta uma promessa especial do Senhor aos Seus vencedores, isso se refere a um desfrutar de Cristo como nosso suprimento de vida, na Nova Jerusalém, na época do reino vindouro.

Naquele tempo, a Nova Jerusalém será o paraíso de Deus. O desfrute de Cristo como a Árvore da Vida na Nova Jerusalém no novo céu e nova terra (Ap 22:2), será a porção comum a todo o povo redimido de Deus, por outro lado, o desfrute citado em Apocalipse 2:7b será uma recompensa especial e exclusiva para os vencedores. Se buscarmos experimentar Cristo como a árvore da vida hoje, seremos recompensados com o acesso a ela no paraíso de Deus durante todo o reinado milenar de Cristo. Isso também é um desfrute especial da vida eterna, a vida que está no Filho de Deus.

O DESFRUTE DO GALARDÃO

Muitos cristãos não têm sido fiéis em desfrutar Cristo no presente. Por essa razão, Deus tem apresentado o galardão do reino como um incentivo: “Pois o Filho do Homem virá na glória de seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez” (Mt 16:27). Podemos então deduzir que se não desfrutarmos Cristo hoje, perderemos Seu desfrute na era vindoura

Em 2 Coríntios 5:10 lemos: “Importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”. Em Sua segunda vinda, Cristo julgará Seus crentes, não no tocante à salvação eterna, mas concernente ao galardão.

Isso é assunto para o próximo Diário do Reino. 

0 comentários:

Postar um comentário