quinta-feira, 9 de setembro de 2010

QUEM SÃO OS VENCEDORES?




Antes de estudarmos o sétimo selo, apresentado no capítulo 8 de Apocalipse, é importante vermos mais detalhes acerca dos vencedores. É importante não apenas conhecermos quem são os vencedores, que acontecerá com eles e qual o seu papel no plano de Deus, mas especialmente como podemos ser vencedores.

Em resumo, vencedores serão os cristãos que estarão maduros na vinda do Senhor e serão arrebatados por Ele antes da grande tribulação. Por outro lado, toda a vida cristã deve ser, na verdade, uma vida vencedora. Ser vencedor não significa ser alguém extraordinário, como se fosse privilégio de poucos.

Ser vencedor é ser alguém que vive uma vida cristã normal. Essa vida começa quando cremos no Senhor Jesus e O recebemos como nosso Salvador. Crer no Senhor é o primeiro passo do vencedor. Se olharmos à nossa volta, veremos que todas as coisas e muitas pessoas são contra o crermos no Senhor. Por isso, crer no Senhor é um passo decisivo em nossa vida vitoriosa.

“Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida. Aqueles que conseguirem a vitória (os vencedores) receberão de mim este presente: eu serei o Deus deles, eles serão meus filhos” (Ap 21:6-7).

Essas palavras se referem ao gozo dos vencedores na Nova Jerusalém, no novo céu e nova terra. Na eternidade futura Eles desfrutarão a vida eterna e ainda serão os filhos de Deus. Os vencedores mencionados em Apocalipse 2 e 3 são os cristãos qualificados para participar do gozo do reino milenar como uma recompensa à sua maturidade e sua busca pelo Senhor.

Mas em Apocalipse 21:7 mostra todos os cristãos que, por terem sido alcançados pela graça e por terem crido em Jesus, estão qualificados a participar da Nova Jerusalém com o seu gozo. Essa será a porção comum da salvação eterna de Deus para todos os Seus filhos. Isso está claramente revelado em I João 5:4 e 5: “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”

Os filhos mencionados em Apocalipse 21:7, são aqueles que um dia creram. Esses filhos de Deus são os cristãos regenerados, que possuem a vida e a natureza divinas. A Nova Jerusalém é constituída de todas as pessoas que nasceram de Deus, mas cabe aqui uma ressalva: os vencedores receberão do Senhor o privilégio de serem reconhecidos como filhos. Note que esses cristãos que estarão na nova Jerusalém por causa da graça de Deus, não estarão aptos a desfrutar da promessa do Senhor, pelo fato de não terem as obras adequadas, mas eles poderão desfrutar daquilo que é de graça, ou seja: beber da fonte da água da vida.

Haverá um tempo, o qual se denomina Milênio, em que o Senhor dará recompensa e galardões aos que apresentaram suas obras de Ouro, ou prata ou pedras preciosas, conforme está escrito em II Coríntios 5:10: “Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más”.

Os que foram galardoados por suas obras boas serão os que irão desfrutar do reinado de Cristo e que também reinarão com Ele. Vemos essa revelação em Apocalipse 11:16-18: “Aí os vinte e quatro anciãos, que estavam sentados em seus tronos diante de Deus, ajoelharam-se, encostaram o rosto no chão e adoraram a Deus, dizendo: Ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras! Nós te damos graças porque tens usado o teu grande poder e começaste a reinar”.

“As nações se iraram porque já chegou o tempo de mostrares a Tua ira e a hora de os mortos serem julgados. Chegou o momento de recompensares os teus servos, os profetas, e todo o teu povo, e todos os que temem o Teu nome, tanto pequenos como grandes...”.

Esta profecia trata de recompensas dadas aos que tem serviço prestado a Deus, os quais praticaram obras julgadas dignas. Por isso é que nós devemos ouvir o chamamento do senhor para os vencedores, deixar de lado nossos próprios interesses e levantar-nos para atender aos interesses de Deus. Devemos também abandonar todas as degradações e consagrar nossas vidas a Ele.

0 comentários:

Postar um comentário