quinta-feira, 30 de setembro de 2010

UM INTERVALO ENTRE A SEXTA E A SÉTIMA TROMBETA

O trecho de Apocalipse 10:1 a 11:3 é uma inserção entre a sexta e a sétima trombeta, composta de três visões;

A) A VISÃO DE CRISTO VINDO POSSUIR A TERRA (Ap 10:1-7).
“Então vi outro anjo poderoso, que descia dos céus. Ele estava envolto numa nuvem, e havia um arco-íris acima de sua cabeça. Sua face era como o sol, e suas pernas eram como colunas de fogo” (v. 1).

Nesta visão, podemos identificar, pelos sinais, que esse anjo forte nada mais é do que o próprio Cristo, que vem secretamente “envolto em uma nuvem”. O fato de Seu pé direito estar pisando sobre o mar e o esquerdo sobre a terra (v. 2) indica que o Senhor está tomando posse deles. Embora a terra e o mar tenham sido usurpados por Satanás e o Senhor tenha tolerado isso por séculos, um dia Ele viria exigir Sua herança legítima.

B) A VISÃO DO ANTICRISTO E SEUS EXÉRCITOS PISANDO A TERRA SANTA, A JERUSALÉM TERRENA (Ap 11:1-2).

“Deram-me um caniço semelhante a uma vara de medir, e me disseram: vá e meça o templo de Deus e o altar ... Exclua, porém o pátio exterior; não o meça pois ele foi dado aos gentios. Eles pisarão a cidade Santa durante quarenta e dois meses”.

Esse é o período que a revelação de Apocalipse nos diz que o anticristo tomará a cidade de Jerusalém, ou seja, três anos e meio. 

C) A VISÃO DAS DUAS TESTEMUNHAS (Vs. 3-13).

“Darei poder às minhas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”.

Neste período, na cidade de Jerusalém haverá duas testemunhas profetizando e encorajando o povo de Deus. As duas testemunhas serão cheias do Espírito Santo e suprirão o povo de Deus com este Espírito, para que resistam à perseguição do anticristo. Ao final da grande tribulação, elas serão mortas, seus cadáveres ficarão expostos por três dias e meio e serão, por fim, ressuscitadas e arrebatadas ao céu (Ap 11:7-13).

A SÉTIMA TROMBETA

A sétima trombeta, que é a última, compreende tanto coisas negativas como positivas. As negativas são: a ira de Deus, que são as últimas pragas das sete taças (Ap 15:1; 16:1-21) e a destruição dos destruidores da terra na volta do Senhor. As coisas positivas são: a manifestação do reino eterno de Cristo (Ap 11:15-17), o julgamento dos mortos antes da ressurreição dos santos (v. 18), e o galardão dado aos profetas e santos vencedores no trono do julgamento (II Co 5:10). Por fim, a sétima trombeta compreende todas as coisas a partir do fim da grande tribulação até a eternidade futura.

Ao soar a sétima trombeta, não somente a grande tribulação terá fim, mas também marcará o fim dessa era. O mistério de Deus será completado (Ap 10:7) e o reino do mundo tornar-se-á o reino de nosso Senhor e de Seu Cristo (11:15).

Isso é o início da era do reino milenar. A citação de que o Senhor “reinará pelos séculos dos séculos” (v. 15) indica que a sétima trombeta se estenderá até o novo céu e a nova terra com a Nova Jerusalém.

CONCLUSÃO

O sétimo selo é complexo, compreendendo vários capítulos de Apocalipse com muitos detalhes. Apresentamos apenas um esboço rápido. Nosso intuito é que o povo de Deus perceba que o tempo em que estas coisas deverão começar a acontecer está muito próximo. Devemos estar preparados!

0 comentários:

Postar um comentário