segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CADA CRISTÃO RECEBERÁ SEGUNDO AS SUAS OBRAS


Continuando a estudar o assunto da disciplina na era vindoura, vamos ler agora 2 Coríntios 5:10:

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.

Todos os estudantes da Bíblia sabem que o trono de julgamento de Cristo está nos ares. Portanto, aqueles que estarão diante do trono de julgamento são os que foram arrebatados. E quem pode ser arrebatado? A Bíblia nos diz que somente os cristãos podem ser arrebatados. Os que não são cristãos não poderão.

Se um homem não é salvo, ele não é um filho de Deus, nem sequer está qualificado para ser julgado naquele julgamento, pois aquele será o julgamento de Deus dentro de Sua própria família. Paulo revelou pelo Espírito que, no futuro trono de julgamento de Cristo, estaremos diante da seguinte realidade: Seremos recompensados pelas coisas feitas por meio do corpo, isto é, pelas coisas que tivermos feito enquanto vivemos na terra na qualidade de salvos, sejam elas boas ou más.

Se fizer o bem por meio do corpo, você receberá uma boa recompensa. Se fizer o mal por meio do corpo, você receberá uma má recompensa. A Palavra de Deus nos mostra claramente que no trono de julgamento os que fazem o bem receberão um galardão e os que não fazem o bem perderão o galardão e serão recompensados segundo o mal que fizeram. Há luz suficiente na Bíblia mostrando-nos que se uma pessoa salva não for disciplinada pela sua conduta desleixada nesta era, ou não se arrepender após ser disciplinada, ela não apenas perderá sua recompensa, como também será punida de um modo específico.

Em Mateus 12, o Senhor Jesus menciona especificamente a blasfêmia contra o Espírito Santo. Todos os pecados podem ser perdoados, todas as palavras faladas contra o Filho do Homem podem ser perdoadas; contudo, o pecado contra o Espírito Santo não pode ser perdoado. Para esse pecado não haverá perdão nesta era, e não haverá perdão na era vindoura (v. 32).

Na Bíblia, a era vindoura sempre se refere ao reino milenar. Na língua original, a palavra para “era” é aion, e não cosmos. Se a palavra fosse cosmos, estaria se referindo à organização do universo. Mas, a palavra “aion” se refere a um intervalo de tempo. Por isso ela foi traduzida como “era”. Hoje a era é a era da graça. A próxima era será a era na qual o Senhor virá para reinar por mil anos. 

Em Mateus 12, você pode perceber que algumas pessoas, por meio da disciplina, são perdoadas nessa era. Alguns são perdoados ao serem salvos, mas seus pecados subseqüentes, caso não venham a se arrepender dos mesmos, não serão perdoados no reino; pelo contrário, elas serão severamente castigadas. Esse é o ensinamento bíblico acerca da punição.

A punição para o cristão nesta era está suficientemente clara. Alguns cristãos que pecam e cujos problemas não forem solucionados diante de Deus hoje, receberão punição no futuro.   

0 comentários:

Postar um comentário